O Coveiro de Buenos Aires

O Coveiro de Buenos Aires Mauro Maciel


Compartilhe


O Coveiro de Buenos Aires





Em 1866, durante a Guerra do Paraguai, um escravo foge do cativeiro, no sul do Império do Brasil, utilizando um disfarce perfeito. Ele corre para o Oeste da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, onde o conflito militar desenvolve-se desde 1865. Seu objetivo é alcançar o território da república e nunca mais voltar ao império escravocrata.
Dias após a fuga, um antigo farroupilha, que se tornara um implacável caçador de escravos após o fim da República Rio-grandense, parte em sua captura, imaginando que o negro teria fugido na direção da Banda Oriental do Uruguai, cuja constituição abolira a escravidão em 1830.
Convivendo com os episódios mais dramáticos da história sul-americana, esses dois personagens irão relacionar-se com a guerra de formas distintas. Enquanto o escravo fugitivo passará anos nos pântanos ao sul de Humaitá, lutando pelo Brasil, o antigo farroupilha aproveitará seus conhecimentos para se transformar no “barão da guerra do Paraguai”.
Somente com a chegada, em Buenos Aires, do navio "Le Frigorifique", em 25 de dezembro de 1876, é que a longa perseguição terá um desfecho polêmico. Em meio ao rebuliço, provocado pela chegada do experimento científico que inaugurou a "Belle Époque" na América do Sul, o encontro desses dois personagens provocará um duelo discursivo entre a república libertária e a monarquia escravagista. Quem vencerá?
Escravidão, Guerra do Paraguai, epidemia de febre amarela, República Rio-grandense e a invenção da máquina frigorífica são temas que conferem uma unidade histórica à narrativa de O Coveiro de Buenos Aires, um romance dedicado à luta dos escravos do sul do Brasil pela liberdade. O Coveiro de Buenos Aires é a quarta obra de ficção do escritor Mauro Maciel, autor de O Memorial do Desterro, livro vencedor da segunda edição do Prêmio Kindle de Literatura, em 2017.

História / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O Coveiro de Buenos Aires

Similares


Resenhas para O Coveiro de Buenos Aires (1)

ver mais
Excelente!
on 30/6/22


Por mais vasta e diversificada que seja a literatura nacional, obras como "O Coveiro de Buenos Aires" são raras, e me refiro a diversos sentidos: gênero, linguagem, estilo... Trata-se de um verdadeiro mergulho nas terras riograndenses ainda nos tempos da escravidão e na vida de João Cândido, negro escravizado que tem a oportunidade de partir em busca de suposta e sonhada liberdade. Na minha perspectiva, além de todo o contexto histórico narrado aqui com maestria, chamou-me atenção a d... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 8
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Robledo Castro
cadastrou em:
04/12/2018 14:30:48
thaís
editou em:
26/08/2020 23:02:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR