O Cubo das Eras é uma novela de fantasia científica publicada pela EX Editora em junho deste ano. Novamente, Alec traz a característica autobiográfica em seu protagonista, como em A Guerra dos Criativos, mas dessa vez apenas em nuances leves, visto que o personagem se diferencia do criador em vários aspectos.
Aqui, temos um trio de jovens amigos que se depara com uma situação extraordinária. Um ataque alienígena ocorre e, em meio ao pânico dos eventos, o protagonista, Alan, se vê em posse de um objeto que mudará totalmente o destino de suas vidas. O Cubo das Eras, que a principio parecia apenas um cubo mágico conhecido no nosso mundo, se revela um artefato de poderes inimagináveis.
A narrativa tem uma pegada saudosista, dos filmes que assistimos no finado “Cinema em Casa” do SBT, mas de um jeito mais sério e mais profundo, o que vem a calhar, já que nós crescemos. Começando com o cotidiano dos personagens, a história avança de forma dinâmica., ganhando contornos cada vez mais fantásticos.
Em meio a muita ação e aventura, o autor mescla reflexões profundas, à medida em que Alan vai entendendo o Cubo e dominando seu manuseio, é feito um retrato da natureza humana, sua ganância, arrogância e psicopatia coletiva (eu inventei esse termo, não se irritem).
A escrita de Alec é competente como sempre, e concisa. Se o livro tem poucas páginas, é porque deveria ter poucas páginas. Não há excessos e o que está lá é o necessário para imergirmos na história e captarmos as nuances que o autor quis transmitir.
A jornada de Alan avança até decisões conflituosas, o que garante um bom momento de tensão e emoções à flor da pele, além de desenhar com clareza a transformação que o Cubo causa no personagem. As cenas de ação também são fortes, bem descritas e empolgantes, fazendo uma mescla agradável entre ação e reflexão.
O desfecho é excelente, e deixa o leitor pensando por um bom tempo após a leitura. O Cubo das Eras é um livro rápido, cheio de aventura, mundos extraordinários, tecnologias avançadas e criaturas fascinantes. Recomendado para amantes de fantasia, ficção científica e aventura.