O desconhecido e Mãos vazias

O desconhecido e Mãos vazias Lúcio Cardoso


Compartilhe


O desconhecido e Mãos vazias





Da vasta obra de Lúcio Cardoso, Mãos vazias (1938) e O desconhecido (1940) são novelas hoje quase esquecidas e, no entanto, das mais felizes e significativas. Sim, se foi a partir de A luz do subsolo, em 1936, que Lúcio se afirmou definitivamente como ficcionista, é, sobretudo, com Mãos vazias e O desconhecido que ele, além de conquistar a sua verdadeira fisionomia de escritor, chegou ao seu mot juste.

Da primeira fase de sua obra, talvez sejam os mais instigantes sob o ponto de vista da concepção e da realização artística, tornando evidente a maturidade do criador de estados de alma, entre a razão e a loucura, traços até então bem raros no romance brasileiro. Seus personagens espelham a desconformidade do autor diante dos seus limites, a sua obcecada e torturada busca de redenção como homem e como artista. Demasiadamente humano, demasiadamente Lúcio.

Estas novelas chamam a nossa atenção para o que Lúcio Cardoso tem de melhor: o denso espectro do seu terror, da agonia do humano, uma estranheza sob a lente do mais cruel realismo. Uma paisagem humana, dramática como outra nenhuma na literatura brasileira, cheia de som e de fúria, de sangue e de almas calcinadas, absurdamente real e mais poderosa do que imagina a nossa consciência acomodada. Não se pode ler Lúcio impunemente.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O desconhecido e Mãos vazias

Similares

(1) ver mais
Feminilidade e transgressão

Resenhas para O desconhecido e Mãos vazias (2)

ver mais
As profundezas da alma humana
on 10/6/09


Em estilo clássico, Lúcio Cardoso nos brinda com duas novelas de teor altamente psicológico, cujas tramas são simples, mas com personagens profundos e complexos. Qualquer um que já se tenha sentido deslocado no mundo, qualquer um que já tenha vivenciado "uma tão aguda percepção da sua própria estranheza", "essa impressão terrível de errar num mundo a que não pertencia", prontamente se verá identificado nas páginas dessas obras que, de maneira sutil e inexorável, vão descendo às profun... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 25
5
ranking 44
44%
4
ranking 32
32%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Julyana.
cadastrou em:
08/02/2009 14:06:40
Jenifer
editou em:
12/11/2019 14:52:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR