O despertar

O despertar Kate Chopin


Compartilhe


O despertar (Coleção: A arte da novela)





Edna Pontellier passa as férias com a família nos chalés de praia alugados dos Lebrun, perto de Nova Orleans, onde moram. Os dias escorrem entre chás na varanda, agradáveis caminhadas na praia acompanhada de outros hóspedes, um olhar desatento para as crianças que são seguidas pelas criadas. Às noites, seu marido Léonce Pontellier vai no clube encontrar outros maridos para jogar cartas.

Entre os interlocutores de Edna está o jovem Robert Lebrun, cuja companhia lhe é cada vez mais cara à medida que os dias avançam. Edna Pontellier não saberia dizer por que, mesmo desejando ir à praia com Robert, ela primeiro declinara, para logo depois seguir, obediente, a um dos dois impulsos contraditórios que a impeliram. Uma certa luz estava começando a despontar debilmente dentro dela ― a luz que, mostrando o caminho, também o proíbe.

No fim das férias, Robert diz que está de partida para o México, decisão tomada abruptamente para surpresa e aflição dela. De volta a Nova Orleans, Edna começa um processo interno de autorrealização que traduz em ações.

O despertar, este livro em que uma mulher casada busca sua liberdade plena, foi massacrado pela crítica e taxado como um livro mórbido e vulgar quando publicado em 1899, por abordar temas como sexualidade feminina, maternidade e infidelidade. Banido por décadas, foi redescoberto em 1970 pelo movimento feminista e é hoje considerado uma das obras essenciais da literatura norte-americana.

Romance

Edições (7)

ver mais
O despertar
O despertar e contos selecionados
O despertar
O despertar

Similares

(8) ver mais
O círculo dos Mahé
The Storm
A Respectable Woman
Regret

Resenhas para O despertar (39)

ver mais
E foi escrito em 1899...
on 20/1/23


Tropecei nesse livro por acaso enquanto avaliava os títulos que compõe o chamado "Desafio Rory Gilmore", encontrei o ebook na Amazon, comprei, comecei a ler e não consegui parar mais. Kate Chopin vai direto ao ponto, nos inserindo na vida de Edna Pontellier em seu período mais assombroso, o do despertar como mulher, como ser pensante. Acompanhar esse descobrimento e desenvolvimento é uma viagem deliciosa e a cada página lida me pegava pensando "e foi escrito em 1899... que escândalo... leia mais

Estatísticas

Desejam97
Trocam2
Avaliações 4.0 / 116
5
ranking 29
29%
4
ranking 47
47%
3
ranking 21
21%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Jenifer
cadastrou em:
15/02/2022 12:17:27
Jenifer
editou em:
15/02/2022 12:17:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR