O Dia em que Napoleão Fugiu de Santa Helena

O Dia em que Napoleão Fugiu de Santa Helena Fernando G. Sampaio


Compartilhe


O Dia em que Napoleão Fugiu de Santa Helena


Romance Fantástico




"O Dia em que Napoleão fugiu de Santa Helena: romance fantástico" / Volume I da Coleção Romances Brasileiros.
Sabe-se que no dia 15 de outubro de 1815, Napoleão Bonaparte foi preso e exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, mais perto da costa da África. O Imperador dos Franceses teria passado os últimos seis anos de sua vida confinado neste local.

A autópsia oficial estabelece que ele morreu de câncer no estômago, mas existem suspeitas de um longo e lento envenenamento por arsênico; uma morte muito discutida e ponto central de uma fantástica polêmica: teria sido realmente o Imperador dos Franceses o morto de Santa Helena ou um sósia?

E se uma audaciosa conspiração tivesse livrado "o Corso" da sua ilha-prisão em 1817 e — a caminho dos Estados Unidos (ou México) — Napoleão chegasse ao Império do Brasil de D. João VI bem a tempo de ficar e se envolver nos focos revolucionários republicanos na Capitania de Pernambuco em 1817? E nos movimentos liberais da luta pela Independência do Brasil em 1822?
====
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/revolucao-pernambucana-1817.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Pernambucana
"(...) Foi o único movimento separatista do período colonial que ultrapassou a fase conspiratória e atingiu o processo revolucionário de tomada do poder. Contou com relativo apoio internacional: os Estados Unidos, que dois anos antes tinham instalado no Recife o seu primeiro Consulado no Brasil e no Hemisfério Sul, devido às relações comerciais com Pernambuco, se mostraram favoráveis à revolução, bem como os ex-oficiais de Napoleão Bonaparte que pretendiam resgatar o seu líder do cativeiro em Santa Helena, levá-lo a Pernambuco e depois a Nova Orleans"...
====
[Apresentação]: '(...) Este livro de Fernando G. Sampaio, em que o processo de Independência Brasileiro é visto e comentado pela ótica de Napoleão Bonaparte, ex-Imperador dos Franceses, é um achado". -- Luiz Afonso Barnewitz / AMEST.

[Sobre o Autor]: Nascido no Rio de Janeiro em 1944, Fernando G. Sampaio fez carreira em Porto Alegre, (RS), como professor, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador. Colunista da Revista do Globo e do antigo Correio do Povo, onde escreveu sobre ciência e cultura de 1962 a 1984: Pré-História, Arqueologia, Astronomia, Ufologia, Astronáutica, entre outros. Produzindo ensaios de política, religião e História; contos de Ficção Científica, romances e livros de divulgação científica.

Aventura / Crônicas / Drama / Fantasia / Ficção / Ficção científica / História / História do Brasil / História Geral / Literatura Brasileira / Política / Romance / Suspense e Mistério

Edições (2)

ver mais
Napoleão: a fuga de Elba
O Dia em que Napoleão Fugiu de Santa Helena

Similares

(81) ver mais
Napoleão: uma biografia literária
O Conde Negro
O Rei de Roma
Désirée

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

59%

41%

orffeus
cadastrou em:
04/10/2018 17:42:37
orffeus
editou em:
08/10/2018 21:21:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR