O Direito Hoje e com que Sentido?

O Direito Hoje e com que Sentido? A. Castanheira Neves


Compartilhe


O Direito Hoje e com que Sentido?


O problema actual da autonomia do direito




O problema fulcral que atualmente se põe a reflexão jurídica e decerto o problema da autonomia do direito, e do significado dela, no todo da realidade histórico-cultural e humano-social dos nossos dias. Nesse problema convergem todos os outros decisivos -imediatamente o do sentido da normatividade jurídica, mediatamente o do sentido do próprio direito para nós hoje. Só que o sentido do direito em que a sua autonomia se afirme implica uma exigência de virtude. Que o homem não se compreenda apenas como destinatário do direito e titular de direitos, mas autenticamente como o sujeito do próprio direito e assim não apenas beneficiário dele mas comprometido com ele -o direito não reivindicado no cálculo e sim assumido na existência, e então não como uma externalidade apenas referida pelos efeitos, sancionatórios ou outros, mas como uma responsabilidade vivida no seu sentido. O direito só concorrerá para a epifania da pessoa se o homem lograr social e culturalmente a virtude desse compromisso.

Edições (1)

ver mais
O Direito Hoje e com que Sentido?

Similares

(4) ver mais
Entre a Reescrita Pós-moderna da Modernidade e o Tratamento Narrativo da Diferença ou a Prova com um Exercício de "Passagem" nos Limites da Juridicidade.
Digesta - Volume 1º
Pensamento Filosófico-jurídico português contemporâneo
A Crise Actual da Filosofia do Direito no Contexto da Crise Global da Filosofia

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.4 / 5
5
ranking 0
0%
4
ranking 40
40%
3
ranking 60
60%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Tiago
cadastrou em:
08/01/2010 13:00:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR