O Domínio Romano em Portugal

O Domínio Romano em Portugal Jorge de Alarcão


Compartilhe


O Domínio Romano em Portugal





Em 1973, o Professor Jorge Alarcão viu publicado o seu Portugal Romano, que se transformou em livro de referência indispensável para o estudo do período histórico a que diz respeito. Entretanto, a realização de um inventário de cerca de 2800 estações romanas do nosso território e a cartografia dos achados permitiram ao autor alargar consideravelmente a temática do seu anterior trabalho e apresentar novos dados e novas conclusões. Pontos que não tinham sido abordados, como o das divisões político-administrativas do território, são agora objecto de reflexão. Procurou-se, conforme nos diz o autor, «pela primeira vez na historiografia nacional da romanização, identificar as civitates, traçar as respectivas fronteiras e localizar as cidades capitais. A análise espacial levou-nos a sugerir a existência de capitais até agora não identificadas e a negar supostas cidades que, afinal, nunca existiram».

O Domínio Romano em Portugal não encerra, de modo algum, o estudo do Portugal Romano, que continua a ser um campo aberto à investigação. A sua função é a de compendiar e sistematizar os dados mais recentes, de modo a que se possam formular novos problemas e abrir novos caminhos de pesquisa.

História Geral

Edições (1)

ver mais
O Domínio Romano em Portugal

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Bruno Ogeda
cadastrou em:
27/01/2020 19:43:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR