O Drama Barroco dos Exilados do Nordeste

O Drama Barroco dos Exilados do Nordeste Lucili Grangeiro Cortez


Compartilhe


O Drama Barroco dos Exilados do Nordeste





A Ceia Larga Brasileira ou Pátria Nua, um tríptico de autoria da artista plástica Tereza Costa Rego, companheira de Diógenes Arruda Câmara, dirigente do PC do B e que com ele foi para o exílio na Europa, foi escolhido como a representação em forma figurativa do sentido do discurso deste livro.
O painel faz parte da Série Sete Luas de Sangue, tratando-se de um trabalho sobre a liberdade no Brasil, através de uma ceia antropofágica, onde a mulher nua deitada na mesa com apenas um terço como adorno, representa a Pátria que está sendo comida sem pratos e talheres. Neste tríptico, enquanto os governantes estão sentados em volta da mesa, ao fundo, são retratados três acontecimentos dramáticos da história do Brasil. No primeiro, o fuzilamento de Frei Caneca, após a Revolução do Equador. No segundo, o ato cívico resultante da repercussão, em Recife, da deposição de Getúlio Vargas, em 1945, retratando a multidão que sai da Faculdade de Direito e se dirige para o comício. Na ocasião foram mortos um estudante e o carvoeiro Elias, que se encontravam na sacada do prédio do Diário de Pernambuco, próximo de Gilberto Freire e da autora do painel. No terceiro, o cenário da deposição do governador Miguel Arraes, mostrando os tanques em volta do Palácio das Princesas e na praça do Teatro Isabel.

Edições (1)

ver mais
O Drama Barroco dos Exilados do Nordeste

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

ON - UECE
cadastrou em:
20/10/2014 22:35:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR