O Elefante

O Elefante Slawomir Mrozeck...


Compartilhe


O Elefante (Coleção Livro B #2)


Słoń




[Colectânea] O Elefante (1957) '-' "O Imperador deu o sinal. A porta de grades de ferro que fechava a saída do túnel foi erguida e do escuro veio um crescendo de rugidos ameaçadores. No centro da arena, um grupo de cristãos apertava-se, uns junto aos outros. Os espectadores estavam todos de pé. Berros excitados, gritos de medo e os rugidos aproximavam-se como uma avalanche. Do túnel emergiu a primeira leoa, movendo-se com agilidade e em silêncio. O espectáculo tinha começado. Munido de uma vara comprida, o guarda dos leões, Gaius, certificava-se se todos os leões, estavam na arena, para tomar parte no terrível divertimento. Estava quase a dar um suspiro de alívio quando reparou que um leão se tinha detido mesmo junto à saída e mastigava calmamente uma cenoura. Gaius comegou a praguejar. Um dos seus serviços era assegurar que nenhum dos animais ficasse ocioso. Aproximou-se do leão tanto quanto os regulamentos de saúde e segurança permitiam, e espicaçou o dorso do animal com o varapau. Para sua surpresa, o leão apenas voltou a cabeça e agitou a cauda." [de O LEÃO].

[Mrożek, Slawomir, 1930-2013] Mrozek foi um dramaturgo e satírico polonês, conhecido por sua paródia sutil e linguagem estilizada. Mrozek entrou jornalismo como cartunista e autor de artigos humorísticos curtos repletos de jogos de palavras e situações grotescas.Durante os anos 1950 e 1960, se tornou uma figura proeminente na literatura polonesa em virtude de suas peças ao estilo "Teatro do absurdo", e através destas, evitou os rigores da censura comunista. (...) Mrożek estabeleceu sua reputação internacional, com suas primeiras coleções de contos: Słoń (O Elefante), de 1957 - em que os temas não estavam presos às condições específicas dos poloneses - se tornou um best-seller e recebeu o prestigiado prêmio da crítica literária polaca, o Przeglad kulturanly. Especializou-se em satirizar com grandiloqüência a mentalidade heróica romântica polonesa ou as esquisitices do sistema comunista. Seu alvo principal é o comportamento humano, como os aspectos perversos da vida cotidiana e as loucuras humanas. [Wikipédia].

Aventura / Contos / Ficção / História / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
O Elefante

Similares

(19) ver mais
Antonin Artaud
Para Acabar de Vez com o juízo de Deus
Os tarahumaras
O Teatro e Seu Duplo

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

orffeus
cadastrou em:
16/09/2016 23:20:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR