O Enigma dos Três Retratos

O Enigma dos Três Retratos Honorata da Silva


Compartilhe


O Enigma dos Três Retratos


a pintura de Anita Malfatti inspirando Tarsila do Amaral




São Paulo, 12 de dezembro de 1917! São passados cem anos, desde que a jovem pintora Anita Malfatti apresentou a terceira exposição de artes plásticas na capital paulista. Nesse dia, Anita tornou-se uma celebridade na provinciana cidade. Contudo, depois que o principal crítico de artes atuante em São Paulo na época, Monteiro Lobato, publicou a crítica A Propósito da Exposição Malfatti, surgiram lendas acerca das trajetórias da pintora e do crítico, entre elas, que a crítica de Lobato traumatizou Anita, provocando seu retorno ao academicismo.
Nestes cem anos, que nos separam dos fatos supracitados, inúmeros estudos elaboraram teorias para explicar o paradoxo que consideram a mudança temática e formal na obra da pintora. Contudo, boa parte dos estudos retomou as conclusões dos então jovens Mário de Andrade e Menotti del Picchia, que afirmaram ser Lobato o culpado, em fins de 1917, do “retrocesso” visível na obra de Malfatti desde meados de 1916.
O romance histórico, O Enigma dos Três Retratos, de Honorata da Silva, traz a proposta de proporcionar ao leitor uma viagem pelo tempo, na qual será acompanhado por Anita Malfatti que apresentará sua versão dos fatos, revelando segredos escondidos nas obras e nas cartas dos principais personagens.

Artes / História / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O Enigma dos Três Retratos

Similares

(4) ver mais
Mistérios de Tarsila
Cartas à Anita Malfatti
Minha Tia Anita Malfatti
1922 e depois

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

mara sop
cadastrou em:
23/09/2020 23:54:53
mara sop
editou em:
23/09/2020 23:57:13