Poucas pessoas discordariam de que a competência na linguagem falada é importante para o sucesso pessoal, acadêmico e profissional. A conversação desempenha uma função fundamental ao facilitar a aquisição linguística, além de ser uma habilidade vital da comunicação. É também uma ferramenta indispensável para o raciocínio e para o aprendizado acadêmico. Embora a conversação atualmente faça parte de muitos programas de ensino de língua estrangeira, parece ser correto afirmar que, apesar de ocorrer regularmente na sala de aula, a habilidade da fala não é um item de ensino muito frequente.
Alunos de idiomas são submetidos a uma grande quantidade atividades de conversação em pares e em grupos. Anda assim, nem sempre aprendem novas habilidades ou adquirem novos conhecimentos linguísticos por meio dessas atividades. Para ajudá-los a tirar o máximo de benefício possível de tais atividades, necessitamos de uma abordagem baseada em princípios para o ensino de conversação. Em O Ensino da Conversação na Sala de Aula, Christine C. M. Goh explica como oferecer experiências estruturadas e dirigidas para que estudantes de idiomas possam desenvolver fluência.