O Extremo Oeste

O Extremo Oeste Sérgio Buarque de Holanda


Compartilhe


O Extremo Oeste





A conquista do oeste de São Paulo e Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX geralmente é abordada como uma aventura de heróis desbravadores, de valentes soldados do Rei. Em O Extremo Oeste, o desgastado tom romanceado cede lugar à análise do fator histórico principal - o combate do imigrante europeu para sobreviver e adaptar-se ao sertão inóspito. Trata-se de um trabalho que combina a inteligência e a maturidade de Sérgio Buarque de Holanda. Depois de concluir Monções, Raízes do Brasil e Visão do Paraíso, que o consagraram como um dos maiores historiadores brasileiros do século XX, ele anunciou este livro. Era ano de 1976. Quando morreu, seis anos mais tarde, não tinha terminado o trabalho.

Deixou um livro sem final, mas não um livro menor, ou menos impecável. Além de acrescentar dados novos à discussão do tema, O Extremo Oeste, justamente por estar inacabado, permite acesso ao - até agora não divulgado - processo de elaboração de Sérgio Buarque, que fazia e refazia várias vezes páginas inteiras de seus estudos. Esta edição que, ao lado do texto principal, inclui formulações diferentes para uma mesma idéia, e outras anotações encontradas nos rascunhos do autor, constitui uma oportunidade única para se conhecer, ao mesmo tempo, a história e o ofício absorvente de quem a escreve.

Edições (1)

ver mais
O Extremo Oeste

Similares


Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 0
0%
3
ranking 33
33%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

42%

58%

rogerbeier
cadastrou em:
14/04/2011 17:20:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR