Este livro foi fruto de minha dissertação de mestrado e apresenta os resultados de minha pesquisa sobre o universo do cineasta Tim Burton.
Neste livro é abordado o contexto histórico que Alemanha se encontrava no início do século XX (período que originou o movimento expressionista alemão), assim percorrendo por seus caminhos da pintura ao cinema, demonstrando suas principais características, e uma análise do filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920).
É apresentado quem é Tim Burton, expondo sua trajetória no cinema e apreciando principalmente sua carreira na animação e no musical. Além disto, buscando demonstrar as confluências entre Burton e o expressionismo alemão, demonstra-se os conceitos do rosto como expressividade, dramatização do espaço fílmico e a intertextualidade, em uma profunda análise de duas de suas produções, o curta-metragem de animação Vincent (1982) e o longa-metragem de animação A Noiva Cadáver (2005).
A intenção deste livro é servir como uma forma de consulta ao universo do expressionismo alemão e suas teorias aplicadas em obras do cineasta Tim Burton.