O Gato na árvore

O Gato na árvore Marco Antonio Martire


Compartilhe


O Gato na árvore





A visão de Marco Antonio Martire é dos antigos cronistas. Suas crônicas buscam os fatos que passam desapercebidos. Como Paulo Mendes Campos, “causos” são elaborados, revistos e complementados pela sensibilidade do cronista. A ironia, notável em sua construção narrativa, é uma aliada que transpira esta distinção.

O autor de O gato na árvore se mantém um observador que utiliza de uma pretensa neutralidade para escancarar um sentimento seu. Ao fazê-lo, convida o leitor a sentar-se com ele nesta mesa de bar literária. Como um amigo que relata seus prazeres e dores, passamos a compartilhar da mesma sensação. O inevitável é ser parte da história.

A crônica deve ser sutil e forte, marcante e leve, uma combinação delicada.

Martire alcança este feito. O que descreve em suas crônicas é um campo interior que existe desde a primeira pessoa que olhou o céu e notou sua pequenez perante os encantos e perigos do universo. O autor presta à crônica a homenagem a seus precursores e aponta o novo caminho.

Este livro é um companheiro com quem trocamos uns dedos de prosa e seguimos nosso rumo, mudados. Um instante em que toda uma vida surge ou em que mais uma crônica é criada.

Daniel Russell Ribas

Crônicas

Edições (1)

ver mais
O Gato na árvore

Similares


Resenhas para O Gato na árvore (2)

ver mais
Gostei bastante!

O gato na árvore, de Marco Antonio Martire é um livro de crônicas e a capa essa coisa linda aqui: Esse livro foi uma surpresa muito gostosa. O autor é na maioria de suas crônicas um tantinho engraçado, mas sem ser debochado. Gosto muito do estilo crônicas por nos mostrar esse cotidiano muitas vezes batido, mas que se olhado com calma e com atenção, traz uma beleza muito singular, apensar de comum. Nesse livro aprendi a delicadeza de se observar um ... leia mais

Vídeos O Gato na árvore (0)

ver mais
O gato na árvore de Marco Antonio Martire | Gato Letrado

O gato na árvore de Marco Antonio Martire | G


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 8
5
ranking 25
25%
4
ranking 63
63%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

João gregorio
cadastrou em:
28/03/2018 10:18:35
Michelle.Henriques
editou em:
21/06/2020 20:24:58