O imigrante judeu na obra de Erico Verissimo

O imigrante judeu na obra de Erico Verissimo Adelgicio José da Silva


Compartilhe


O imigrante judeu na obra de Erico Verissimo (Coleção Judaica)


Seu papel na formação da sociedade brasileira




Ao narrar o processo histórico da construção do Rio Grande do Sul em O tempo e o vento, Erico Verissimo revela ao leitor uma variedade de personagens imigrantes que compõem a cena social brasileira: judeus, alemães, italianos, norte-americanos. Nesse sentido, o romance de Verissimo participa do debate sobre a elaboração da sociabilidade brasileira, presente em outros autores como Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, Gilberto Freyre, em Casa grande e senzala, e Caio Prado Júnior, em Formação econômica do Brasil contemporâneo, obras que, guardadas as devidas proporções e singularidades, têm em comum o desejo de refletir sobre a identidade do brasileiro e propor uma visão sobre os elementos inerentes à construção social, econômica, política e cultural do país.
Diante desse quadro, a reflexão sobre a inserção do imigrante no sistema produtivo aqui realizada leva em conta a dialética entre a velha oligarquia rural e a nova burguesia registrada na obra de Verissimo. Temas como o judeu na literatura nacional, identidade judaica e identidade brasileira, fatores históricos relacionados à imigração, o abuso de poder e autoritarismo na Era Vargas e outras questões relativas à condição judaica foram abordados nessa análise da rica obra do escritor gaúcho.

Edições (1)

ver mais
O imigrante judeu na obra de Erico Verissimo

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Fabiy
cadastrou em:
28/04/2023 18:22:48
Fabiy
editou em:
28/04/2023 18:30:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR