O Jardim e a Primavera

O Jardim e a Primavera Amir Khusru


Compartilhe


O Jardim e a Primavera


A história dos quatro dervixes




O título original deste livro - O Jardim e a primavera (Bagh o Bahar) - é uma chave simbólica para a sua compreensão.



Quatro dervixes narram suas histórias, buscando realizar o desejo de seus corações. Em suas aventuras, encontram um misterioso cavaleiro verde que os guiará nesta busca.



Trata-se de uma alegoria do despertar e florescimento da busca espiritual, daquela Chispa Interior que precisa ser despertada para nos guiar pelo verdadeiro Caminho Rumo ao Ser.



Quando o grande mestre súfi do século 13, Nizamuddin Awliyya, ficou doente, seu discípulo Amir Khusru, eminente poeta persa, recitou-lhe esta alegoria súfi. Recuperado, para assinalar este acontecimento, Nizamuddin depositou a seguinte bênção sobre este livro: "Aquele que ouvir esta história, pelo poder divino, terá saúde".



É bastante difundida a crença de que a recitação deste conto restabelecerá a saúde dos enfermos. As dimensões alegóricas das aventuras de dervixes aqui contidas são parte de um sistema de ensinamento que prepara a mente do Buscador da Verdade para a iluminação espiritual.



Doris Lessing, na resenha de O Jardim e a Primavera - A História dos Quatro Dervixes, de Amir Khusru: "Acredito que ninguém possa ler tal história - ou rede de histórias - e depois ser capaz de continuar a enfocar a vida como simples causa e efeito, isto ou aquilo, preto ou branco, sim ou não".




Edições (2)

ver mais
O Jardim e a Primavera
O Jardim e a Primavera

Similares


Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.0 / 21
5
ranking 33
33%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Mag
cadastrou em:
09/03/2010 13:00:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR