O Livreiro

O Livreiro Pedro Herz


Compartilhe


O Livreiro





Impulsionada pela necessidade de complementar a renda da família, Eva Herz - imigrante judia que veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista - decidiu investir na compra de alguns best-sellers para alugar a seus compatriotas alemães em São Paulo. A engenhosa iniciativa deu origem, em 1947, à Biblioteca Circulante, que posteriormente se estabeleceria no cenário nacional como Livraria Cultura, marco artístico e cultural da cidade e referência quando o assunto é leitura.

Em O livreiro, Pedro Herz, filho mais velho do casal Eva e Kurt, faz um relato biográfico de como a família se firmou na nova cidade e, mais do que isso, fundou a livraria de maior pulsação cultural do país. Uma história de empreendedorismo que rendeu a Pedro experiências marcantes - como conhecer o pai de Anne Frank durante os anos em que viveu na Suíça; ter o "poetinha" Vinicius de Moraes autografando o livro Falso mendigo em um engraçado episódio que se deu em 1978; além de vivenciar umas das mais significativas manifestações da sociedade civil brasileira pelo fim do regime militar durante o lançamento, na Livraria Cultura, da obra O que é isso companheiro?.

Um livro inspirador, que apresenta a trajetória admirável do empreendedor cultural Pedro Herz, e vai além, promovendo importantes reflexões sobre o futuro da leitura no Brasil e sobre a história de uma livraria que, nas palavras do escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, "só São Paulo faria".

Administração / Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O Livreiro

Similares

(6) ver mais
Um certo Henrique Bertaso
No Mundo dos Livros
Uma Vida Entre Livros
Cartas da Biblioteca Guita e José Mindlin

Resenhas para O Livreiro (2)

ver mais
on 11/7/18


O hábito da leitura, aliado à veia empreendedora de Pedro Herz, transformou uma simplória livraria ambulante na grandiosa Livraria Cultura. Pedro Herz fala de si com fluidez, remontando o passado e trazendo os contextos históricos e situacionais em que ele estava inserido (ditadura militar e a censura, o avanço da Internet e a necessidade de adequação às novas perspectivas tecnológicas etc.). Com isso, o autor coloca fragmentos de sua história de vida -tanto pessoal quanto profission... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.2 / 28
5
ranking 46
46%
4
ranking 32
32%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Lucy Eclipsada
cadastrou em:
11/11/2017 17:23:20
Pri Paiva
aprovou em:
17/11/2017 17:09:51