O mal obscuro

O mal obscuro Giuseppe Berto


Compartilhe


O mal obscuro





Simultaneamente um romance e a história de um tratamento psicanalítico, O mal obscuro é um livro de intensidade fora do comum. Com uma sintaxe inovadora, que subverte períodos e pontuações - e ainda assim se deixa apreender com clareza cristalina -, Giuseppe Berto forjou um modo de narrar que, por um lado, transmite todo o impacto das livres associações do inconsciente; por outro, estrutura-se à perfeição como matéria literária, reorganizando e dando novo alcance às possibilidades da forma-romance.

Publicado em 1964, este livro trágico mas cheio de humor foi saudado como verdadeira obra-prima, conquistou de saída dois dos mais importantes prêmios literários italianos e colocou o nome de seu autor ao lado de escritores maiores do século XX, como Italo Svevo - a quem este livro se refere com frequência - e Carlo Emilio Gadda, que assina o posfácio desta edição.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
O mal obscuro

Similares

(1) ver mais
O Inimigo Íntimo

Resenhas para O mal obscuro (4)

ver mais
Obra-prima.
on 4/1/12


Blocos intermináveis de um texto ininterrupto e veloz, em que até as vírgulas são suprimidas para não frear o andamento vertiginoso das livres associações do autor. Parágrafos gigantescos, que chegam a se estender por páginas e páginas. Com tudo isso, é impressionante que o livro não seja nunca cansativo ou tedioso ou (desnecessariamente) repetitivo, pelo contrário: é de uma fluência admirável, e admiravelmente bem construído, com clareza e precisão cristalinas. É um livro de uma since... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.3 / 24
5
ranking 58
58%
4
ranking 25
25%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

49%

51%

Vivi
cadastrou em:
04/01/2009 16:36:34
Jenifer
editou em:
29/07/2019 19:56:42