O médico e o monstro

O médico e o monstro Fabio Luis Barbosa dos Santos...


Compartilhe


O médico e o monstro


uma leitura do progressismo latino-americano e seus opostos




Na clássica novela de Stevenson, O médico e o monstro, o respeitável dr. Jekyll, após experimentos desastrosos, liberta seu cruel alter ego, sr. Hyde, o que faz da obra uma metáfora da natureza dual dos indivíduos. Tomando emprestada da literatura essa chave analítica, Fabio Luis Barbosa dos Santos e Daniel Feldmann discutem as contradições do progressismo na América Latina.

Dividido em duas partes — a primeira concentrada no panorama geral do continente, a segunda dedicada ao contexto do governo Bolsonaro —, este livro procura elucidar como a política progressista fortaleceu uma lógica econômica incapaz de romper em definitivo com as práticas neoliberais e, diante disso, aprofundou as “fraturas sociais que suas técnicas de governo pretenderam mitigar”. Como resposta, fomentou-se a ascensão de uma onda conservadora ainda mais comprometida com os interesses dos “de cima” e ainda mais violenta com a resposta contestadora das ruas. Ao final, os autores identificam pontos valiosos para um futuro de nações emancipadas, comprometidas com soluções efetivas para os problemas populares e que rejeitem qualquer forma de “mal menor”.

Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O médico e o monstro

Similares


Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Jenifer
cadastrou em:
25/10/2021 11:24:02
Jenifer
editou em:
25/10/2021 11:24:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR