O memorial do desterro

O memorial do desterro Mauro Maciel


Compartilhe


O memorial do desterro





O inquilino de um renomado escritor é encontrado morto ao lado de um barco à vela, às margens de um rio, na fictícia cidade de Santa Maria do Mar Revolto, no sul do Brasil. Com o inquilino morto, apenas uma carta foi encontrada e ela estava endereçada ao seu escritor preferido que vivia em autoexílio numa praia distante do nordeste do país, há mais de vinte anos.
Identificado como irlandês, o falecido inquilino permanece insepulto durante vários dias, sem que nenhum parente, amigo ou vizinho manifestasse interesse em providenciar o enterro. Diante dessa inusitada situação, o redator-chefe de obituários de Santa Maria do Mar Revolto resolve telefonar para o escritor, solicitando que assumisse o encargo de realizar o sepultamento, cujos trâmites dependiam apenas do registro de um obituário no Livro Tombo dos Mortos.
Convencido de que poderia escrever um obituário e enterrar o inquilino irlandês em troca de um barco à vela, o renomado escritor aceita regressar àquela cidade, mesmo sabendo que nela reencontraria todos os fantasmas e tormentos que o fizeram desistir de escrever vinte anos atrás.
Durante o regresso, em meio a uma busca frenética e desesperada por informações que permitam redigir o obituário do irlandês, o renomado escritor relembra seus escritos e enlouquece a ponto de cometer um crime. Não fosse o apoio do investigador Mário Monte, um experiente policial que estava prestes a se aposentar, o escritor teria sucumbido.
Juntos, o escritor e o policial procuram elucidar o mistério que envolve a vida do irlandês e tentam atribuir uma memória ao falecido, imaginando hipóteses para explicar o fato de o irlandês ter apagado todos os seus rastros naquela cidade.
As circunstâncias, porém, obrigam os personagens a navegar pelo Atlântico Sul em busca de uma pequena ilha próxima ao continente. O escritor e o investigador começam, então, uma desesperada aventura em alto-mar, navegando por dias e noites em um modesto barco à vela, sem imaginar as imprevisíveis consequências. O memorial do desterro é um romance de ficção marcado por sucessivos dramas humanos, abordando a perene necessidade que o ser humano tem de escrever e de registrar suas memórias.

Romance

Edições (1)

ver mais
O memorial do desterro

Similares


Resenhas para O memorial do desterro (3)

ver mais
Memorial do desterro
on 11/4/18


O livro trata da retomada de si , da busca do que se deixou para trás no caminho em que nos desencontramos de nós mesmos.... leia mais

Vídeos O memorial do desterro (1)

ver mais
O Memorial do Desterro - vencedor Prêmio Kindle de Literatura

O Memorial do Desterro - vencedor Prêmio Kind


Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.7 / 36
5
ranking 28
28%
4
ranking 33
33%
3
ranking 28
28%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

37%

63%

dane
cadastrou em:
13/10/2017 12:01:29