O olho da rua

O olho da rua Eliane Brum


Compartilhe


O olho da rua


Uma repórter em busca da literatura da vida real




Se fosse apenas uma coletânea de reportagens, O olho da rua – uma repórter em busca da literatura da vida real seria uma viagem vertiginosa por um Brasil desconhecido mesmo quando está logo ali, virando a esquina. Com 20 anos de jornalismo, a gaúcha Eliane Brum tornou-se conhecida por um olhar original sobre a realidade, que carrega o leitor para as camadas ocultas pela banalidade cotidiana. As dez reportagens escolhidas – cinco delas urbanas, quatro na Amazônia e uma sobre a geografia íntima da autora – revelam as qualidades que deram à jornalista quase 40 prêmios de reportagem no Brasil e no exterior: um ângulo sempre surpreendente, a apuração rigorosa e uma narrativa tão rica em detalhes que o leitor a lê com o prazer de uma ficção.







O percurso começa por um nascimento nos confins da Amazônia, pelas mãos de parteiras da floresta, e se encerra com uma morte em São Paulo, quando Eliane testemunha os últimos 115 dias de vida de uma merendeira de escola. Pelo caminho, o leitor descobre o Povo do Meio, um punhado de brasileiros desconhecidos do próprio Brasil. Enreda-se nos romances arrojados dos vira-latas da Brasilândia. É apresentado às putas que gozam do garimpo do Zé Capeta. E embarca numa espantosa viagem pelo interior do corpo da jornalista, entre outras histórias extraordinárias.







A narrativa da vida real de Eliane Brum, marcada pela delicadeza mesmo nos temas mais duros, captura a atenção do leitor na primeira frase e o leva até o ponto final. Mas, em seu terceiro livro, Eliane vai ainda mais além. Ela faz também uma reflexão sobre o ofício de repórter. E o faz com a sinceridade (e um certo despudor) que caracteriza sua prosa. Para cada reportagem, a jornalista escreveu um texto inédito sobre os dilemas que enfrentou, as escolhas que fez e os erros que cometeu. O resultado é uma análise profunda do exercício do jornalismo, feita por uma repórter conhecida pela ousadia de seus temas.







O olho da rua revela-se uma leitura deliciosa para todos aqueles que gostam de boas histórias e não temem o absurdo da realidade. E uma aula de jornalismo para quem quer se tornar repórter – ou mesmo para quem já é, mas acredita que a prática da profissão exige reflexão constante.

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
O olho da rua
O Olho da Rua

Similares

(2) ver mais
A Vida Que Ninguém Vê
Corações de Asfalto

Resenhas para O olho da rua (26)

ver mais
Um olhar sobre o próprio jornalismo
1 week, 3 days ago


As reportagens desse livro permanecem comigo até hoje. Histórias inesquecíveis contadas (e revisitadas) de modo magnífico pela autora. Recomendo imensamente.... leia mais

Vídeos O olho da rua (1)

ver mais
O olho da rua - Eliane Brum: COMENTÁRIO

O olho da rua - Eliane Brum: COMENTÁRIO


Estatísticas

Desejam228
Trocam1
Avaliações 4.7 / 435
5
ranking 77
77%
4
ranking 18
18%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Renê
cadastrou em:
16/01/2009 12:01:54