O Pacto da Graça

O Pacto da Graça Benjamin Keach


Compartilhe


O Pacto da Graça


A Aliança de Paz




INTRODUÇÃO À SÉRIE

É com muita alegria e gratidão ao Senhor nosso Deus que publicamos o primeiro sermão de uma série de 14 sermões que compõem o livro The Display of Glorious Grace: Or, the Covenant of Peace Opened. In Fourteen Sermons, obra clássica e fonte primária do pactualismo batista particular, escrita pelo grande teólogo Benjamin Keach.

Publicado originalmente em 1698 o livro, The Display of Glorious Grace, é a expressão madura do pensamento teológico pactual de Keach. O autor o escreveu aos seus 58 anos de idade, cerca de 6 antes de seu falecimento; quando ele mesmo demonstra estar ciente de que “o tempo dos seus labores e dias” estava se abreviando. Portanto, o que o leitor tem agora diante de si é uma joia rara, lapidada pelas mãos um artesão experiente, provada pelo tempo e cuja preciosidade só aumenta com o passar dos anos.

Essa série de sermões foi ocasionada pela paz que se seguiu após o acordo que pôs fim à Guerra dos Nove Anos (1688-1697), na qual o rei da França, Luís XIV, lutou contra uma confederação de estados, entre eles a Inglaterra. O autor declara:
Em parte, o que me fez pensar nesse assunto foi ver e ouvir que grande alegria há entre nós neste país e em outros reinos e estados, após um acordo de paz ser firmado o rei da França e os príncipes confederados.

Contudo, o grande interesse de Keach ao tratar do tema da paz, não era pregar sobre “a paz com homens, mas a paz com Deus; não a paz nacional, mas a paz espiritual”.

Ao discorrer sobre a aliança da graça, ou Pacto da Graça em seus sermões, Keach reconhece que “muitos homens dignos e eruditos escreveram de modo mais excelente sobre o Pacto da Graça”, mas acrescenta para justificar sua obra que “dificilmente alguém tenha escrito adotando o método” utilizado por ele “ou tenha falado sobre as noções de uma aliança de paz”. Nisso reside a originalidade e a grande contribuição de nosso querido teólogo para o desenvolvimento do pactualismo dos batistas particulares.

O autor não se restringiu a falar somente sobre a doutrina da aliança, mas também “muitos dos pontos essenciais da religião cristã são tratados nestes sermões”. E em tudo isso, o seu principal propósito ao pregá-los não foi “agradar os ouvidos dos homens”, mas sim “promover totalmente a livre graça de Deus, através da redenção que há em Jesus Cristo e... humilhar totalmente a criatura, embora pareça difícil manter o equilíbrio, e não cair em qualquer extremo”. Sobretudo, o pregador realmente fez uma exposição bíblica e fiel da gloriosa graça de Deus revelada na pessoa e obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Certamente o leitor diligente receberá muita luz e benefício espiritual através da leitura desses sermões.

Louvemos ao nosso Deus pela vida do seu fiel servo Benjamin Keach, que agora desfruta da vida e paz perfeitas que foram obtidas para ele por meio do sangue do seu amado Salvador, Jesus, o Mediador da Nova Aliança, ou Pacto da Graça.

De minha casa em Francisco Morato,
em São Paulo,
30 de abril de 2021.

Wm. Teixeira.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
O Pacto da Graça

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Alexandre S.
cadastrou em:
12/01/2023 17:08:46
Alexandre S.
editou em:
12/01/2023 17:09:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR