O País Das Mil Colinas

O País Das Mil Colinas Andréia Terzariol Couto


Compartilhe


O País Das Mil Colinas


Relato sobre uma região marcada pelo último genocídio do século XX




Nos anos de 1950, aos poucos, um a um dos países africanos, então sob o jugo de países europeus como Inglaterra, França, Bélgica, entre outros, foram tornando possível o seu desmembramento pelo menos oficial - de suas metrópoles. O que se viu a seguir à libertação foi a explosão de uma série de conflitos e guerras civis, levadas a cabo pelos senhores da guerra ditadores de origem militar - que se aproveitaram da euforia da população e da fragilidade social, política e econômica do momento, para se transformarem, do dia para a noite, em generais despreparados que ascenderam ao poder através de golpes de Estados, de sorte, tramóias, e contando com a ignorância de uma massa de famintos e desesperados, sob a observação complacente de seus antigos protegidos europeus. Foi assim em boa parte da África e casos notórios foram a Uganda, de Idi Amin, a Etiópia, de Salassié; o Zimbábue, de Mugabe, entre tantos outros. Países como a Somália, a Etiópia e o Zaire, que viveram, após a independência, ditaduras que duraram décadas, encontram-se hoje à beira do colapso total, diante de um quadro de quase miséria generalizada. Em diversos pontos do continente, inúmeras guerrilhas sem nenhuma outra ideologia que não o poder ainda continuam se armando e levando desespero e violência para populações inteiras que vivem reféns desses grupos.
O livro-reportagem O país das mil colinas trata do último genocídio do século XX: o genocídio de Ruanda, ocorrido em 1994, que no curso de três meses, deixou cerca de um milhão de mortos, principalmente Tutsis e os chamados Hutus moderados.

Geografia / História Geral

Edições (1)

ver mais
O País Das Mil Colinas

Similares

(2) ver mais
As Flores de Ruanda
Rwandese Flowers

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Leandro Barros
cadastrou em:
23/03/2016 13:47:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR