O Papel de Parede Amarelo

O Papel de Parede Amarelo Charlotte Perkins Gilman


Compartilhe


O Papel de Parede Amarelo


E Outros Contos de Charlotte Perkins Gilman




A narradora é uma mulher, cujo marido - um médico - confinou-a em um quarto que ele alugou durante o verão. Ela é proibida de trabalhar e se ve obrigada a esconder seu diário dele, para que ela possa se recuperar do que ele diagnosticou como uma "temporária depressão nervosa - uma leve tendência histérica", um caso comum nas mulheres dessa época. As janelas do quarto possuem grades e há um portão no topa das escadas, permitindo a seu marido controlar seu acesso ao restante da casa.
O conto ilustra o efeito do confinamento na saúde mental da narradora, e seu propensão à psicose. Não tendo nada para estimulá-la, ela se torna obsessiva pela textura e cor do papel de parede do quarto.

Edições (2)

ver mais
O Papel de Parede Amarelo
O Papel de Parede Amarelo

Similares

(27) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
A Louca da Casa
A Redoma de Vidro
Hibisco Roxo

Resenhas para O Papel de Parede Amarelo (2)

ver mais
on 19/4/16


Um conto que se revela muito mais profundo, desesperador, angustiante que as primeiras impressões. Ao mostrar o colapso de uma esposa, discute o papel da mulher conforme os ditames de uma sociedade machista. Leia o texto completo sobre este relançamento da editora José Olympio no #AbrilImperdível do #LdM11.... leia mais

Estatísticas

Desejam94
Trocam1
Avaliações 4.1 / 92
5
ranking 36
36%
4
ranking 45
45%
3
ranking 18
18%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Sylvia Cheleiro
cadastrou em:
04/12/2011 19:45:30