O Pensamento Liberal

O Pensamento Liberal João Mellão Neto

Compartilhe


O Pensamento Liberal





Quase todos nós, mesmo sem o sabermos, somos liberais. Você, leitor, perceberá esse fato, ao folhear estas páginas e descobrir que, no mais das vezes, concorda com o que está enunciado.


Eu sou e sempre fui um liberal. De origens que remontam a Locke e Thomas Jefferson, o liberalismo vem nascendo, morrendo, mas sempre ressurgindo na sociedade há mais de 200 anos. Por vezes ele sucumbe às tentações totalitárias como o comunismo ou o fascismo. Mas sempre renasce, cada vez mais forte, quando as ilusões e utopias se desvanecem. Por que ele sempre está de volta? Talvez porque seja o único conjunto de idéias que condiz com o espírito e a dignidade do ser humano.




Ser liberal é repudiar a esquerda e a direita. Se imaginarmos o espaço ideológico como um triângulo, teremos em um vértice a esquerda, em outra a direita e no terceiro vértice o liberalismo. A direita é conservadora, imobilista e aferrada aos privilégios. A esquerda, por sua vez, defende um Estado onipresente, que comanda a sociedade e dita as regras da convivência humana. O liberalismo não é de direita, porque não teme a inovação e o progresso e abomina os privilégios; e refuta a esquerda, porque entende que os direitos dos indivíduos estão acima das imposições do Estado.




Você talvez seja um liberal sem nunca ter se dado conta disso. Transcrevo, nesta obra, uma compilação dos ideários liberais, em que procurei resumir todos os princípios que regem a visão de mundo do liberalismo.

Edições (2)

ver mais
O Pensamento Liberal
O Pensamento Liberal

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 0
0%
2
ranking 17
17%
1
ranking 17
17%

81%

19%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
09/05/2013 11:16:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR