O piano e a orquestra

O piano e a orquestra Carlos Heitor Cony


Compartilhe


O piano e a orquestra





Vencedor do Prêmio Nacional Nestlé de Literatura, O piano e a orquestra é um dos livros mais impactantes da segunda fase da produção literária de Carlos Heitor Cony, reiniciada em 1995, depois de vinte e três anos sem publicar. No centro do romance estão dois primos, Olavo e Francisco.

Apesar dos temperamentos opostos, os dois se encontram de tempos em tempos. Olavo é um sujeito pacato, que procura uma vida estável no Rio de Janeiro, onde segue a carreira de jornalista. Já Francisco, de uma pequena cidade no interior do estado, é o seu contrário. Intrigado com a figura de Jesus Cristo e com as histórias da Bíblia, ele desde cedo toma uma posição que definirá seu destino: "Ele seria contra. Contra como Lúcifer havia sido, na terrível batalha contra a tirania do Criador."

Francisco lança-se, então, na missão de desafiar Deus, a quem chama de o Outro, enquanto ganha a vida como toureiro em um circo decadente na cidade em que nasceu. Suas façanhas, cercadas de detalhes fantásticos, chegam aos ouvidos de Olavo. O narrador desta envolvente história resolve, então, investigar a vida do primo. Ao entrelaçar a jornada de personagens antagônicos, Cony produz uma narrativa em que o indivíduo parece sempre divergir da sociedade, como um piano em descompasso com a orquestra.

Literatura Brasileira

Edições (3)

ver mais
O piano e a orquestra
O piano e a orquestra
O piano e a orquestra

Similares


Estatísticas

Desejam8
Trocam4
Avaliações 3.7 / 70
5
ranking 34
34%
4
ranking 26
26%
3
ranking 21
21%
2
ranking 17
17%
1
ranking 1
1%

53%

47%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
14/04/2011 13:31:12