O Povo do Abismo

O Povo do Abismo Jack London


Compartilhe


O Povo do Abismo


Fome e miséria no coração do império britânico: uma reportagem do inicio do século XX.




Jack London (1876-1916), pseudônimo de John Griffi th Chaney, aportou na Inglaterra em 1902 inicialmente para cobrir a Revolução dos bôeres. Com o compromisso cancelado, London fica três meses na zona mais pauperizada da capital do país, o East End, passando-se por um marinheiro desempregado, o que o permitiu realizar diversos registros fotográficos da situação da população explorada e comparti lhar a vida com os “vagabundos”, inválidos e marginalizados no coração do capitalismo industrial. As memórias e registros do período se convertem em O povo do abismo.


A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Engels, saíra em 1845, em alemão, e obteve publicação em inglês apenas em 1885. Passados mais de 50 anos do mapeamento de Engels, London apenas pôde confirmar o abismo que segregava os trabalhadores londrinos de seus concidadãos empregadores: “A alta mortalidade entre as pessoas que vivem no gueto também tem um papel terrível. A expectativa de vida dos moradores do West End é de 55 anos. A do East End, 30 anos. Isso quer dizer que uma pessoa no West End tem chance de viver o dobro do tempo do que vive uma pessoa no East End.” (p. 317)


Como aponta Maria Sílvia Betti, professora que assina a cuidadosa introdução a esta edição, “ao contrário do que ocorreu com tantos outros escritores, a opção de Jack London pelo socialismo não proveio dos contatos literários ou intelectuais, e sim de sua vivência da condição proletária, da fome e da falta de perspectivas de subsistência. Foi isto que lhe deu elementos para encontrar no socialismo um importante instrumento de análise e de crítica das condições vividas e documentadas em seus escritos” (p. 11).


Com mais de um século de distância da primeira publicação, os registros e interpretações de O povo do abismo infelizmente ainda nos soam familiares; sua leitura atual, no entanto, nos possibilita comprovar mais do que nunca o caráter decrépito, insustentável e desumano de um sistema que não se remenda, e apenas merece e precisa ruir.

Edições (3)

ver mais
O Povo do Abismo
O Povo do Abismo
O Povo do Abismo

Similares

(1) ver mais
Patriotas e traidores

Resenhas para O Povo do Abismo (4)

ver mais
Um livro...
on 27/1/23


Que não é uma história, mas um relato de uma realidade vivida na pele pelo autor Jack London. Apesar de ter sido escrito em meados do século passado, ele soa familiar quando vemos casos como os do povo ianomâmi. Como toda obra de Jack London, vale muito a leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 42
5
ranking 55
55%
4
ranking 33
33%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Vinicius.Miranda
cadastrou em:
29/12/2020 00:02:05
Vinicius.Miranda
editou em:
29/12/2020 00:03:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR