O Príncipe

O Príncipe Maquiavel


Compartilhe


O Príncipe





Este "opúsculo" (como o próprio Maquiavel o chamou) escrito por um cortesão italiano da época renascentista, endereçado "ao magnífico Lorenzo de Medici" (na época, o Duque de Urbino, em Florença), e publicado somente após a sua morte, acabou por ser reconhecido pela posteridade como um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que teve um papel crucial na construção do conceito de Estado como o conhecemos na modernidade.

Trata-se, portanto, de leitura obrigatória para quem deseja compreender a essência das relações de poder humanas, particularmente as que ocorrem no campo político. Aliás, por tratar essencialmente de política, foi inevitável que esta obra desse ao autor a fama de ser "maquiavélico" (como se vê, o próprio termo vem do seu sobrenome). Mas se tudo correr bem, após a leitura você também irá descobrir que Maquiavel não é assim tão mau. O que ele estava fazendo aqui foi simplesmente descrever "as regras do jogo do poder", que já existiam muito antes dele ter nascido e ainda existirão por muito tempo, quem sabe durante toda a história humana – ao menos enquanto perdurar a competição e o egoísmo.

As regras maquiavélicas não são nem boas nem más em si mesmas, tudo o que elas fazem é descrever um processo. O que é bom ou mau é o uso que as pessoas que compreenderam tais regras fazem delas quando alcançam posições de poder. Se é verdade que essa obra é, portanto, uma poderosa ferramenta para galgar o poder, considere fazer uso dela com toda responsabilidade.

O revisor.

[disponível somente em e-book, na Amazon e na Kobo]

Filosofia / Política / História / Literatura Estrangeira / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Não-ficção / Administração / Ensaios

Edições (99)

ver mais
O Príncipe
O Príncipe
O PRÍNCIPE
O Príncipe

Similares

(90) ver mais
A Arte da Guerra
Box O Essencial da Estratégia
A Arte da Guerra
O Poder

Resenhas para O Príncipe (266)

ver mais
on 4/11/09


Irritante. Difícil dizer se o é mais quando Maquiavel erra ou se quando acerta. Este livro é um exemplo perfeito de como o estudo da história ajuda a entender o presente, mas deixa dúvidas se com esse entendimento é possível fazer um futuro melhor. Afinal, Maquiavel fala de práticas políticas desonestas que acontecem desde séculos antes dele, e que ainda continuam acontecendo séculos depois. Uma obra atemporal, de fato, mas uma das poucas onde esse adjetivo é aplicado com certa trist... leia mais

Vídeos O Príncipe (6)

ver mais
Resenha do livro O PRÍNCIPE | Nicolau Maquiavel| SejaUmaPessoaMelhor

Resenha do livro O PRÍNCIPE | Nicolau Maquiav

O PRÍNCIPE, DE NICOLAU MAQUIAVEL (#161)

O PRÍNCIPE, DE NICOLAU MAQUIAVEL (#161)

O Príncipe de Maquiavel e o Jogo Sujo Pelo Poder

O Príncipe de Maquiavel e o Jogo Sujo Pelo Po

MAQUIAVEL, SEM ÓDIO | André Souto

MAQUIAVEL, SEM ÓDIO | André Souto


Estatísticas

Desejam1.117
Trocam395
Avaliações 3.9 / 13.542
5
ranking 35
35%
4
ranking 34
34%
3
ranking 24
24%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

46%

54%

raph
cadastrou em:
05/06/2016 17:14:57