Essa obra retoma um tema de intensa atualidade e potencializa a função educativa do professor como agente de tranformações inadiáveis.
N primeira parte: "O Papel do Educador frente aos problemas sociais" é feita uma análise crítica das tendências mais em voga perante o desafio com que se depara o sistema escolar.
A segunda parte: "A Tipologia de Professores" fotografa atitudes negativas e positivas de práticas pedagógicas. As primeiras reforçam comportamentos de alienação e as segundas despertam e acionam mecanismos de mudança social.
Por fim, a terceira parte "Retorno à imagem do Educador" propõe que as mudanças sociais aconteçam a partir da função pedagógica do educador comprometido com seu papel de responsável diante do contexto sócio-político da escola brasileira.
O relevo maior de "O Professor como agente de mudança social" está em transferir o núcleo do debate em torno da eficiência política da educação para a pessoa do educador e sua prática em sala de aula.
Esta abordagemem nível de Filosofia da Educação, vem ao encontro de quantos frequentam os diversos cursos de Pedagogia e procuram soluções para os impasses que emperram o dinamismo transformador da Escola.
Na medida em que o professor introjeta e interioriza seu papel de educador autêntico, ele passa a vivê-lo, com espontaneidade, na comunicação docente e, adquirindo credibilidade junto aos alunos, pode concretizar formas de mudanças dentro e fora da Escola.