O que deixamos para trás

O que deixamos para trás Margareta Magnusson


Compartilhe


O que deixamos para trás


A arte sueca do minimalismo e do desapego




Na Suécia, existe uma antiga tradição chamada döstädning – dö significa “morte”, städning, “limpeza”. O sentido é bastante literal: limpar, remover, se desfazer ou desapegar de objetos que, mesmo adorados, com a nossa morte se transformarão em um fardo para amigos e entes queridos. Essa tarefa de eliminar pertences em vida – descrita como revigorante pelos escandinavos e como surpreendente por pessoas de muitas outras culturas – pode ser realizada a qualquer momento, em qualquer idade, porém sempre o mais cedo possível, antes que outros tenham que fazer isso por nós.

Com bom-humor e sabedoria, neste livro a artista plástica Margareta Magnusson nos convida à prática diária e consciente do minimalismo. Desbravando o inventário de pertences na oficina do marido ou o da própria gaveta de “segredos”, ela sugere quais objetos podemos descartar com facilidade (roupas sem uso, presentes de que não gostamos, mais louça do que somos capazes de usar no dia a dia) e quais podem muito bem permanecer até o fim (fotos, cartas de amor, pequenos mimos recebidos de filhos e amigos).

Margareta adiciona uma pitada de diversão a essa que, para muitos, pode ser uma tarefa dolorosa, e sua abordagem direta, porém leve, é um caminho para o diálogo familiar sobre o tema tão sensível da morte.

Autoajuda / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O que deixamos para trás

Similares

(8) ver mais
A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver
Se não houver amanhã
A vida depois da perda
Perdas Necessárias

Resenhas para O que deixamos para trás (4)

ver mais
Sobre a importância de organizarmos nossa própria bagunça antes de morrer
on 22/1/24


Comprei o e-book desse livro numa promo da Amazon e comecei a ler enquanto aguardava consultas e exames médicos. É uma leitura rápida, leve e prazerosa, na pegada dos livros da Marie Kondo, mas com menos sugestões de como facilitar a arrumação/ organização da casa no dia a dia. A autora, Margareta Magnusson, uma idosa sueca que tem "entre 80 e 100 anos", como ela gosta de dizer ao longo do livro, fala sobre o "döstädning" – em sueco, dö significa “morte”, e städning, “limpeza”, ou s... leia mais

Vídeos O que deixamos para trás (4)

ver mais
LEITURAS CONLUÍDAS ???? | JANEIRO 2024 | Ana Carolina Wagner

LEITURAS CONLUÍDAS ???? | JANEIRO 2024 | Ana

BIENAL DO LIVRO RIO: vlog, dicas e o que eu comprei ? | Ana Carolina Wagner

BIENAL DO LIVRO RIO: vlog, dicas e o que eu c

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | JULHO 2023 | Ana Caro


Estatísticas

Desejam20
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 15
5
ranking 20
20%
4
ranking 13
13%
3
ranking 47
47%
2
ranking 20
20%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Pedro
cadastrou em:
04/07/2023 10:08:57
Pedro
editou em:
04/07/2023 10:09:48
Pedro
aprovou em:
04/07/2023 10:10:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR