O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz


Compartilhe


O Quinze





O Quinze foi o primeiro e mais conhecido romance da escritora. A história se dá em dois planos: um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família; o outro, a relação afetiva entre Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora. Conceição é apresentada como uma moça amante dos livros e com tendências feministas e socialistas. O período de férias, ela passava na fazenda da família com a avó Mãe Nácia, no Logradouro, perto do Quixadá, onde morava seu primo Vicente. Com o advento da seca, a família de Mãe Nácia decide ir para cidade e deixar Vicente cuidando de tudo, resistindo.

No segundo plano, Rachel apresenta a marcha trágica do vaqueiro Chico Bento com sua mulher e seus cinco filhos, representando os retirantes. Ele é forçado a abandonar a fazenda onde trabalhava. Com algum dinheiro, mantimentos e um animal, ruma para o Norte, onde há a extração da borracha. No percurso, o filho mais novo morre envenenado e o mais velho desaparece. Ao chegarem no campo de concentração, são reconhecidos por Conceição, sua comadre, que vai lhes prestar ajuda. Rachel conseguiu exprimir os anseios e angústias da sua região brasileira.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (21)

ver mais
O Quinze
O Quinze
O Quinze
O Quinze

Similares

(19) ver mais
Morte e Vida Severina
A Bagaceira
Memorial de Maria Moura
Menino de Engenho

Resenhas para O Quinze (274)

ver mais
O quinze”, de Rachel de Queiroz - Nota 9/10

Com apenas 19 anos, a autora cearense publicou um dos principais clássicos sobre a nossa cultura brasileira: um retrato humano do sertão nordestino, da vida difícil do sertanejo, que faz de tudo para tentar sobreviver diante de tanta miséria e dificuldades ambientais. Mas, além disso, “O quinze” ficou marcado na historia por ter sido publicado por uma mulher durante a década de 30, explorando temas de relevância social e retratando personagens femininas que fogem do estereótipo esperad... leia mais

Estatísticas

Desejam560
Trocam117
Avaliações 3.9 / 5.820
5
ranking 37
37%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Maikon Augusto
cadastrou em:
06/01/2009 19:00:58
VAIVÉM LITERÁRIO
editou em:
12/02/2020 09:06:00