O Ressentimento na História

O Ressentimento na História Marc Ferro


Compartilhe


O Ressentimento na História


Ensaio




O ressentimento individual pode contagiar um grupo, extrapolar e até mudar o rumo de uma nação. Atentados devastadores como a explosão de uma bomba no metrô de Madri, em 2004, são exemplos de ressentimentos jamais superados. Afinal, por que a Espanha foi o alvo? Por ter enviado tropas ao Iraque? Ou porque existiria uma disputa colonial entre Marrocos e Espanha?

Segundo Marc Ferro, exemplos como esse revelam que, ao longo dos tempos, o ressentimento tem sido a matriz de ideologias, tanto de esquerda quanto de direita. Não somente dos que se sentem derrotados, mas também dos supostos vencedores. Por várias vezes, foi ele o agente transformador da sociedade.

Dos primórdios do cristianismo aos dias de hoje, ao mesmo tempo que traça um panorama da história ocidental, Marc Ferro analisa por que conflitos e ódios centenários ainda persistem, interferindo diretamente nas dinâmicas sociais e econômicas de um mundo globalizado.

Ensaios / Filosofia / História

Edições (2)

ver mais
O Ressentimento na História
O Ressentimento na Historia

Similares

(4) ver mais
A Era do Ressentimento
Contra Um Mundo Melhor
Filosofia para corajosos
Nietzsche e o Ressentimento

Resenhas para O Ressentimento na História (1)

ver mais
on 21/12/09


Este livro de Marc Ferro aborda as diversas variações da categoria de ressentimento em diversos momentos históricos ao longo do tempo. Apesar da aparente abordagem desfocada devido o recorde temporal muito extenso, a obra de Ferro é instigante e muito interessante. Recomendo a sua leitura. ... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Eduardo
cadastrou em:
21/12/2009 18:35:41
Cioran E.
editou em:
12/02/2019 20:19:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR