O Ritmo Dissoluto

O Ritmo Dissoluto Manuel Bandeira


Compartilhe


O Ritmo Dissoluto





Considerado o primeiro grande livro de poemas de Manuel Bandeira, O ritmo dissoluto representa o amadurecimento do poeta de Pasárgada, que, nesta composição, encontra e domina uma fala mais pessoal e mais intimista com os personagens e situações retratadas.

Publicada anteriormente como parte do volume Poesias, de 1924, acompanhada de dois livros anteriores (A cinza das horas, de 1917, e Carnaval, de 1919), a obra, lançada agora pela Global Editora, com apresentação de Alcides Villaça, traz alguns poemas célebres de Bandeira como “Na Rua do Sabão”, “Berimbau” e “Os sinos”, além de um caderno iconográfico com a capa da primeira edição do volume Poesias, fotos do poeta e uma resenha sobre o livro publicada em 1925 no jornal Correio da Manhã.

O livro promove um feito definitivo de Bandeira: a apropriação do poético que o toma de súbito, na força insuspeitada de um momento significativo que passaria sem registro se não fosse a absorvente presença de quem o reconhece, o acolhe e o formaliza com fluência natural.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
O Ritmo Dissoluto

Similares

(1) ver mais
A Cinza das Horas

Resenhas para O Ritmo Dissoluto (2)

ver mais
on 23/10/23


Socorro, a linguagem desse acabou comigo, mas não conseguiu ser mais culto que "carnaval". O livro continua com a melancolia característica do autor... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 22
5
ranking 27
27%
4
ranking 50
50%
3
ranking 23
23%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Marcos
cadastrou em:
01/12/2014 18:40:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR