O sangue de Emmett Till

O sangue de Emmett Till Timothy B. Tyson


Compartilhe


O sangue de Emmett Till





Sequestrado, torturado e morto. Em 1955, esse foi o "destino" de um garoto de 14 anos de Chicago, chamado Emmett Till. Seu linchamento até hoje é considerado um dos crimes mais extremos dos Estados Unidos.

No best-seller do New York Times O SANGUE DE EMMETT TILL, Timothy B. Tyson, historiador da Universidade Duke, coloca o crime em seu contexto cultural e histórico mais amplo, recontando a história deste terrível assassinato e suas consequências ainda ressonantes.

Em agosto de 1955, o garoto supostamente flertou e agarrou pela cintura Carolyn Bryant, uma mulher branca que trabalhava como caixa em um mercado local. Carolyn comunicou seu marido Roy Bryant e J. W. Milam, meio-irmão de seu marido, que mais tarde sequestraram, espancaram e mataram o garoto. O corpo mutilado do jovem foi encontrado num rio três dias depois.

O linchamento de Emmett Till, em 1955, ainda hoje é considerado o crime de ódio mais notório da história norte-americana. Milhares de pessoas acompanharam seu funeral, e fotografias de seu rosto desfigurado percorreram o mundo, geraram protestos e ajudaram a galvanizar o movimento pelos direitos civis. O impacto das imagens foi tão forte que voltou a ressoar na bienal de arte do Museu Whitney de Nova York, em 2017, com a obra Open Casket, pintada em 2016 pela artista Dana Schutz, que retrata o rosto e o peito de Till em seu caixão. Mais tarde essa ação gerou um debate na mídia sobre apropriação cultural por artistas brancos e seu "lugar de fala", assunto muito discutido tanto lá quanto aqui.

A existência da violência contra os negros na América infelizmente não é um fenômeno singular. De Emmett Till (1955) e James Byrd Jr. (1998) a Trayvon Martin (2012) e George Floyd (2020), essas mortes brutais fazem parte de uma ideologia em que a vida negra é sistemática e intencionalmente alvo de morte.

História / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
O sangue de Emmett Till
The Blood Of Emmett Till

Similares


Resenhas para O sangue de Emmett Till (1)

ver mais
Em 1955, homens brancos do Delta do Mississipi lincharam um garoto de 14 anos de Chicago, de nome Emmett Till. Seu assassinato fez parte de uma onda de terrorismo racista na esteira da decisão da suprema corte que declarou inconstitucional a segregação escolar. Mas o que de fato aconteceu com Emmett Till - não o ícone da injustiça, mas o menino de carne e osso? Ao mesmo tempo obra de investigação e de história política, este best-seller nos EUA reexamina o mais notório crime de ódio da... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 4
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

andre
cadastrou em:
20/08/2020 12:44:27
andre
editou em:
20/08/2020 12:46:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR