O Segredo da Pirâmide

O Segredo da Pirâmide Adelmo Genro Filho

Compartilhe


O Segredo da Pirâmide


Para uma teoria marxista do jornalismo




O jornalista Adelmo Genro Filho faz nesta obra uma ampla revisão das abordagens teóricas e práticas do jornalismo, desvendando as limitações dessa atividade tal como fora pensada até então. Adelmo mostra que a prática do jornalismo, embora insinue potencialidades e alternativas, baseia-se num conjunto de impressões empíricas. Os profissionais, de um modo geral, não aprofundam uma reflexão sobre a prática jornalística: "eles colocam seu talento, honestidade e ingenuidade a serviço do capital, com a mesma naturalidade que compram cigarros no bar da esquina". Mostra também que a teoria produzida sobre o tema, em certos enfoques, não vai muito além do simples reconhecimento do valor operativo das técnicas. Em outros, limita-se à crítica ideológica do jornalismo como instrumento de dominação. Na opinião do autor, tais abordagens não revelam, de forma consistente, a natureza do jornalismo.
Além disso, segundo Adelmo, a impotência teórica não é exclusividade do jornalismo burguês, tal como se pratica nos países capitalistas. Também nos países do "socialismo real" a essência humanizadora do jornalismo não é compreendida, o que explica a manipulação e a pobreza do jornalismo praticado nesses países. Amparando-se em uma sólida formação marxista e assumindo uma postura antidogmática e criativa, Adelmo atribui ao jornalismo um papel revolucionário: o de ser uma forma de conhecimento que, embora historicamente condicionada pelo capitalismo, apresenta potencialidades que ultrapassam esse modo de produção. Para o autor, o jornalismo deve ser entendido como uma nova "forma de conhecimento" que se distingue e complementa as mediações que a ciência e a arte proporcionam para a compreensão do mundo humano.
"O Segredo da Pirâmide" culmina com a revelação de importantes conclusões que a própria prática do jornalismo está exigindo - em relação ao uso do "lead" e da "pirâmide invertida", por exemplo - e que a teoria, até o momento, não explicava adequadamente.

Edições (2)

ver mais
O Segredo da Pirâmide
O Segredo da Pirâmide

Similares


Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 30
5
ranking 47
47%
4
ranking 33
33%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Camila Tapia
cadastrou em:
21/01/2011 12:36:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR