O Segredo Do Graal

O Segredo Do Graal Patrick Paul


Compartilhe


O Segredo Do Graal #1


Perceval e a Via da Libertação




Depois de meditar e penetrar nos segredos contidos nos emblemas e textos alquímicos da obra clássica do século 16 Tratado da Pedra Filosofal do grande alquimista Lambspring, nos ajudando a abrir as portas interiores referentes aos Pequenos e aos Grandes Mistérios, como é possível ver nos seus livros Meditações sobre O Tratado da Pedra Filosofal de Lambspring, Volume I e Volume II, publicados pela Polar Editora, o médico e pensador francês Patrick Paul conseguiu superar-se ao abrir os símbolos contidos no romance clássico do século XII, Perceval ou o Romance
do Graal, obra-prima de Chrétien de Troyes, fundador da literatura arturiana, dos romances de cavalaria e reconhecida como a primeira obra a falar do mítico e lendário Santo Graal.

Muitos estudiosos acreditaram que o grande valor desta obra de Troyes se restringia somente ao seu valor literário e romântico, mas neste livro Patrick Paul nos mostra que Chrétien de Troyes era um grande Iniciado nos mistérios divinos e dessa forma escreveu um romance esotérico de enorme profundidade, possível de ser lido a partir de 4 diferentes níveis de entendimento (como nos diz a Cabala), reconhecendo nesta obra o seu alto valor esotérico e cabalístico.

Em uma análise feita capítulo por capítulo, símbolo a símbolo, Patrick Paul nos pega inicialmente pela mão para caminharmos ao lado dele, faz os seus apontamentos com uma impressionante riqueza de detalhes, a fim de nos mostrar que a jornada iniciática de Perceval é também a jornada da nossa alma. Em uma determinada etapa do Caminho, o autor nos solta, pois sabe que como filhos de Urano (Céu) e da Terra (Gaia), podemos seguir individualmente e interiormente o nosso processo antropocósmico, gestando e gerando a nós mesmos seremos levados ao derradeiro processo de regeneração interior, com grandes chances de, assim como Perceval, também alcançarmos o tão almejado Santo Graal.

Este é o rico enredo simbólico de um processo escatológico sob a perspectiva da Tradição da Cavalaria.

A obra de Chrétien de Troyes já era um clássico da literatura europeia, mas Patrick Paul, como um grande intérprete, especialista em diversas tradições espirituais, conseguiu, por meio dessa obra, elevá-la a potência máxima. Tamanho é o desvelamento e envergadura espiritual desta obra que o próprio Editor-chefe da Polar Editorial nos diz: “Esta obra é um acontecimento na história do Ocidente. Nunca a totalidade da via da Realização Espiritual, em suas muitas etapas, foi oferecida a todos de maneira tão clara”. E nos provoca: “Será que o mundo suportará este desvelamento?”.

Não obstante a Polar Editorial também publicou O Segredo do Graal – Volume II, com o subtítulo Gauvain e a Via da Ilusão – Labirinto da Vida e da Morte, onde o autor aborda o sentido esotérico e simbólico da história de Gauvain, o outro cavaleiro cujas aventuras também são narradas na mesma obra-prima de Troyes. Se no Volume I Patrick Paul desvela, a partir da jornada de Perceval, as diferentes etapas do longo Caminho para se chegar à Realização Espiritual plena (a Via da Liberação), no Volume II ele apresenta as suas profundas reflexões sobre a jornada de Gauvain, que o leva ao processo de aprisionamento nos ciclos de repetidos retornos à corporalidade física (reencarnação ou metempsicose), aprisionamento compulsório destinado aqueles que optaram pelo caminho do jogo das representações social e do poder e que, por isso, não conseguem chegar à Realização Espiritual.

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
O Segredo Do Graal

Similares

(2) ver mais
Tristão e Isolda
Ciências e Letras Nº 42

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

63%

João gregorio
cadastrou em:
29/12/2017 13:23:55
Rubão
editou em:
30/05/2022 02:26:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR