Como sujeitos, nesta vida, nós vivemos uma certa incompletude. Há uma energia cultural nessa concepção que, ao fazer ciência, remete-nos à compreensão multidisciplinar.
Este livro brota do desafio dessa concepção. É o livro de um autor real, dialogando com sujeitos reais, produzindo não uma explicação conclusiva sobre a realidade: mas sim o que ele denomina "a indeterminabilidade do real".
Ele constrói percursos e processos, e percorre:
- os horizentes da vontade política,
- os percursos com que se delimitam possibilidades históricas,
- a formulação ética de intenções engendradas,
- a configuração antropológica dessa educação prática, em movimentos populares.
Ou seja, o livro se constitui no entrecruzamento: história, política, filosofia e antropologia sendo trabalhadas como ciências da educação.
Para essa relação dialógica aqui proposta, o leitor é convidado à cumplicidade e ao envolvimento, de modo a engrenar: leitura e experiência, palavra e atitude, conceito e objeto, concepção técnica e compreensão política, enfim, educação escolar e educação popular, dois momentos de uma mesma engrenagem.
Educação / Ensaios / Pedagogia / Sociologia