O sumiço da pantufa

O sumiço da pantufa MARIANGELA HADDAD


Compartilhe


O sumiço da pantufa





Relatos de diferentes personagens conduzem o leitor ao desfecho de um mistério: o sumiço da pantufa. A narrativa descontínua e polifônica de Mariângela Haddad nessa obra premiada – O sumiço da pantufa, vencedora do 5º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, em 2009 – instiga a imaginação, misturando as versões de seres humanos, animais e objetos inanimados para transformar uma história de aventura em uma reflexão sobre os sentimentos de perda, deslocamento e curiosidade.
A pantufa, que sempre viveu entre a sala, o quarto e o banheiro, quer saber o que existe no mundo lá fora. E, de repente, ela se vê arremessada pela janela, frente ao desconhecido. Enquanto a mãe precisa lidar com a perda de seu objeto adorado, um gatinho de rua encontra na pantufa um alento para sua situação de abandono. O pai, os pares de sapatos embaixo da cama e outros personagens que surgem ao longo da trama contam o que viram, fornecendo pistas sobre o estranho sumiço, até o reaparecimento da pantufa, com gatinho e tudo. Ela é trazida pela empregada que está ajudando a mãe a organizar o apartamento para o qual a família (pai, mãe e filha) acabou de se mudar. A mãe recupera sua preciosa pantufa e a filha conquista seu primeiro amigo naquele novo ambiente: o gatinho.
O sumiço da pantufa, lançado por Edições SM, inaugura a carreira de Mariângela Haddad como escritora. Seu estilo narrativo é marcado pela não linearidade e pelo cruzamento de diferentes focos narrativos a partir dos quais o leitor pode tirar suas próprias conclusões. Unindo criatividade e inteligência, Mariângela entrega ao público uma história capaz de agradar a crianças de várias idades.
Sobre a autora e ilustradora – Mariâgela Haddad é natural de Ponte Nova (MG). É arquiteta, escritora, tradutora e, há mais de 25 anos, ilustradora de livros infantis. Na infância, os familiares estimularam seu gosto pela leitura, como o tio caixeiro-viajante, que lhe dava livros de contos de fadas; a avó italiana, que contava histórias das viagens que fazia pelo mundo; o pai, por conta de sua “misteriosa” origem libanesa, e a mãe, que a deixava ler em qualquer situação. Nesse ambiente, Mariângela tornou-se ouvinte, leitora e contadora de histórias em imagens e palavras.
Sobre a coleção – Inspirada no espírito pioneiro que a invenção do barco a vapor estimulou no início do século XIX, esta coleção nasceu com o objetivo de despertar o gosto pela leitura e formar novos leitores. Os princípios que norteiam a coleção Barco a Vapor são: qualidade literária com pluralidade de gêneros, temas, estilos narrativos e autores de diversas nacionalidades; e respeito para com as competências e as expectativas próprias de cada faixa etária contemplada.

Edições (1)

ver mais
O sumiço da pantufa

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 3.9 / 7
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Pluricom
cadastrou em:
01/12/2011 15:10:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR