O Teatro de Heiner Müller

O Teatro de Heiner Müller Ruth Röhl Cerqueira de Oliveira


Compartilhe


O Teatro de Heiner Müller


Modernidade e Pós-Modernidade




Ao desafiar a política cultural da ex-República Democrática Alemã - que impunha o realismo socialista enquanto norma estética - Heiner Müller se destaca entre os escritores que, a partir dos anos 70, abrem caminho para a recepção da modernidade na Europa Oriental. Apontando a proibição de posições contrárias como distorção da teoria marxista, Müller deriva sua obra tanto da tradição canonizada quanto da apócrifa, criando assim uma tradição própria que se abre ao pós-modernismo.
Ruth Röhl, ao analisar a intertextualidade da fase 'moderna' de Müller (em Macbeth - segundo Shakespeare - e Hamletmaschine) e, em seguida, o processo de 'desconstrução' - segundo Derrida - presente em 'O achatador de salários' e 'A missão', que o situa assim no pós-modernismo, estabelece uma discussão em um campo ainda pouco desenvolvido no Brasil; o da pós-modernidade enquanto estágio contemporâneo da modernidade. Desta forma, 'O teatro de Heiner Müller' acompanha e elucida as últimas tendências do teatro mundial, constituindo uma contribuição de grande valia tanto em estética teatral quanto em análise literária.

Edições (1)

ver mais
O Teatro de Heiner Müller

Similares

(1) ver mais
O Sentido e a Máscara

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

PK
cadastrou em:
03/03/2011 01:02:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR