Apresenta uma pesquisa realizada pela Cátedra L´Oréal de Comportamento ao Consumidor, cujo foco é o cotidiano de mulheres de diferentes idades da classe alta do Rio de Janeiro e seus hábitos relacionados à beleza.
Organizado por Letícia Casotti, Maribel Suarez e Roberta Dias Campos, a obra faz, por meio de entrevistas e artigos, uma análise do ideal de beleza na sociedade atual, passando pelas áreas de Antropologia, Psicologia, Sociologia e Marketing.
Apesar das implicações psicológicas, culturais, sociais e econômicas do tema beleza, poucas publicações levam a uma reflexão sobre o assunto. Segundo o livro, esse fato se deve à associação do tema ao universo da futilidade, que colocou a beleza à margem dos estudos nas ciências sociais.
O livro é dividido em duas partes. A primeira detalha os resultados da pesquisa de campo, realizada com 26 mulheres de 17 a 55 anos de idade. Depoimentos e fotos dos produtos utilizados por elas fazem com que o leitor entenda o comportamento das “personagens” perante o consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos.
Ainda focado no tema beleza, a segunda parte reúne diversos artigos, que levam o leitor a uma reflexão sobre diferentes culturas, o funcionamento das sociedades e as particularidades do nosso tempo. Textos de psicólogos, antropólogos, economistas e sociólogos compõem o rico conteúdo acadêmico do livro, mostrando que, por trás da superficialidade de uma camada de batom, é possível discutir cultura, consumo, grupos sociais e particularidades do nosso tempo de beleza.