O Terraço e a Caverna

O Terraço e a Caverna Maurício Limeira


Compartilhe


O Terraço e a Caverna





Era uma vez uma menina chamada Quinha.
Quinha vivia com os pais, o irmão e o avô numa cobertura na Zona Sul do Rio de Janeiro. A casa de Quinha era grande, luxuosa e colorida. Os pais de Quinha a amavam e não conheciam qualquer dificuldade financeira.
Mas, apesar de tudo, Quinha não era feliz. Com apenas 11 anos de idade, a menina sofria a Síndrome das Pessoas Inexistentes, moléstia semelhante ao autismo, que a fazia viver num mundo sem pessoas. Quinha não enxergava os seres humanos com quem convivia. Seu universo era feito de lugares vazios. Apenas a internet possibilitava alguma comunicação com os outros, que para ela não passavam de personagens numa tela.
Longe dali, havia Paco.
Preso a uma cadeira de rodas, vivendo com a família numa estação abandonada do metrô (foram expulsos da comunidade onde moravam pelo chefe local do tráfico), Paco vê os dias passarem diante do computador que o pai roubou. Nas redes sociais, seu perfil é cheio de revolta, amargura e insatisfação.
Até aquele dia em que, na rede, uma menina tímida, de nome Quinha, atraiu a sua curiosidade.
*
O TERRAÇO E A CAVERNA é um romance com crianças e poesia. É uma fantasia urbana em que a ação, mais do que fora, ocorre dentro da cabeça da protagonista. No mundo particular por onde transita a pequena Quinha, um gato pode não apenas falar e voar, mas nos levar a lugares repletos de estranheza. Construídos com o mesmo material instável, provocante e ameaçador que encontramos nos sonhos. A imaginação, principalmente a de uma criança, é imprevisível e pode tudo.
Mas o romance é também a história de Paco. Da realidade sólida e de gosto amargo que a fantasia de Quinha procura evitar. Na caverna em que se instalou com a família, Paco externa seus pensamentos, quase sempre hostis, contra um inimigo que ele acha que está em todos os lugares e em todas as pessoas. No entanto, ainda há uma criança dentro das mensagens lançadas como golpes, como armas. Uma criança que a agressividade do mundo não destruiu.
Um encontro entre essas duas crianças, de mundos tão diferentes, seria improvável. Mas isto não é empecilho para o destino.

Fantasia / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
O Terraço e a Caverna

Similares


Resenhas para O Terraço e a Caverna (9)

ver mais
Paco com seu desejo por existir na busca pela própria representação na aceitação de seu pai atrai Quinha a menina isolada em seu apartamento que nega sua existência ao sentir-se incapaz de existir, vendo a si mesmo como um instrumento para o mal dos que existem além da porta. O isolamento une os dois, os expondo a existência um do outro e também das demais pessoas. Um sensível estudo sobre a fragilidade do ser dentro da realidade que ele próprio deve construir. ... leia mais

Vídeos O Terraço e a Caverna (7)

ver mais
O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Cláudio Beserra

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Cláudio Bese

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Aline TKM

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Aline TKM

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Roman Lopes

O TERRAÇO E A CAVERNA - Leitura: Roman Lopes


Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.0 / 18
5
ranking 28
28%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

14%

86%

mauriciolimeira
cadastrou em:
25/04/2017 21:22:06
Brunífero
editou em:
28/06/2023 15:23:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR