O TERRAÇO E A CAVERNA

O TERRAÇO E A CAVERNA Maurício Limeira


Compartilhe


O TERRAÇO E A CAVERNA





Era uma vez uma menina chamada Quinha.
Quinha vivia com os pais, o irmão e o avô numa cobertura na Zona Sul do Rio de Janeiro. A casa de Quinha era grande, luxuosa e colorida. Os pais de Quinha a amavam e não conheciam qualquer dificuldade financeira.
Mas, apesar de tudo, Quinha não era feliz. Com apenas 11 anos de idade, a menina sofria a Síndrome das Pessoas Inexistentes, moléstia semelhante ao autismo, que a fazia viver num mundo sem pessoas. Quinha não enxergava os seres humanos com quem convivia. Seu universo era feito de lugares vazios. Apenas a internet possibilitava alguma comunicação com os outros, que para ela não passavam de personagens numa tela.
Longe dali, havia Paco.
Preso a uma cadeira de rodas, vivendo com a família numa estação abandonada do metrô (foram expulsos da comunidade onde moravam pelo chefe local do tráfico), Paco vê os dias passarem diante do computador que o pai roubou. Nas redes sociais, seu perfil é cheio de revolta, amargura e insatisfação.
Até aquele dia em que, na rede, uma menina tímida, de nome Quinha, atraiu a sua curiosidade.
*
O TERRAÇO E A CAVERNA é um romance com crianças e poesia. É uma fantasia urbana em que a ação, mais do que fora, ocorre dentro da cabeça da protagonista. No mundo particular por onde transita a pequena Quinha, um gato pode não apenas falar e voar, mas nos levar a lugares repletos de estranheza. Construídos com o mesmo material instável, provocante e ameaçador que encontramos nos sonhos. A imaginação, principalmente a de uma criança, é imprevisível e pode tudo.
Mas o romance é também a história de Paco. Da realidade sólida e de gosto amargo que a fantasia de Quinha procura evitar. Na caverna em que se instalou com a família, Paco externa seus pensamentos, quase sempre hostis, contra um inimigo que ele acha que está em todos os lugares e em todas as pessoas. No entanto, ainda há uma criança dentro das mensagens lançadas como golpes, como armas. Uma criança que a agressividade do mundo não destruiu.
Um encontro entre essas duas crianças, de mundos tão diferentes, seria improvável. Mas isto não é empecilho para o destino.

Fantasia

Edições (1)

ver mais
O TERRAÇO E A CAVERNA

Similares


Resenhas para O TERRAÇO E A CAVERNA (5)

ver mais
Emocionante!
on 3/5/18


"O Terraço e a Caverna", do autor Maurício Limeira, foi uma das obras ganhadoras do concurso literário da Fundação Cultural do Pará, recebendo o Prêmio Literário FCP - 2015. E agora, eis que chega as nossas mãos, do Mundo das Resenhas, para uma merecida resenha, então vamos lá! "O Terraço e a Caverna", nos apresenta a histórias de dois personagens que em comum, não tem quase nada. Quinha, é uma menina que vive numa cobertura na Zona Sul do Rio de Janeiro. Paco, é um menino que a... leia mais

Vídeos O TERRAÇO E A CAVERNA (3)

ver mais
O Terraço e a Caverna (Maurício Limeira) | Portão Literário

O Terraço e a Caverna (Maurício Limeira) | Po

O TERRAÇO E A CAVERNA - Booktrailer

O TERRAÇO E A CAVERNA - Booktrailer

Resenha: O Terraço e a Caverna | Você vai se apaixonar por este livro

Resenha: O Terraço e a Caverna | Você vai se


Estatísticas

Desejam5
Trocam1

mauriciolimeira
cadastrou em:
25/04/2017 21:22:06