O Tesouro do Sombrio

O Tesouro do Sombrio Otávio Pimentel Martins


Compartilhe


O Tesouro do Sombrio


Relato da descoberta do tesouro do Saco do Sombrio, Ilhabela




Veja www.otesourodosombrio.com.br

No ano de 1524 o navegante português Aleixo Garcia partiu de Santa Catarina, seguindo o misterioso caminho do Peabiru, rumo ao Alto Peru em busca do ouro e prata dos Incas. Com a ajuda de milhares de ameríndios, Aleixo atacou e saqueou uma cidade perto de Potosí levando muito ouro e prata do rei inca Huayna Capac. Aleixo também roubou dos incas alguns objetos chamados ‘máquinas de Viracocha’, feitos de um metal desconhecido de cor avermelhada, que segundo os antigos jesuítas, pertenceram a uma civilização muito inteligente chamada por eles de ‘Povo das Máquinas’. Durante a viagem de retorno, Aleixo Garcia e sua expedição foram mortos às margens do rio Paraguai pelos índios payaguá. Parte do tesouro foi parar nas mãos de um grupo de jesuítas estudiosos da matemática. O último guardião do tesouro dos incas e das máquinas de Viracocha foi um frade jesuíta chamado Gonçalo António, que vivia na Vila de Santos, capitania de São Vicente, no final do século dezesseis. No natal de 1591 a então Vila de Santos foi tomada e saqueada pelo corsário inglês Thomas Cavendish que roubou o tesouro dos incas e as máquinas de Viracocha que frei António escondia no mosteiro. Antes de seguir em sua viagem até o Estreito de Magalhães, Cavendish escondeu o tesouro na Ilha de São Sebastião (hoje município de Ilhabela). Milagrosamente frei António conseguiu encontrar o esconderijo onde o pirata Cavendish havia depositado o tesouro. Não podendo transportar as peças de volta para o vilarejo de Santos devido à quantidade, usando seus conhecimentos da Matemática, frei António escondeu o tesouro dentro de uma caverna, chamada de Itanhiã Kuara pelos índios tupinambás que na época habitavam a região. Itanhiã Kuara fica próximo ao Saco do Sombrio, que é parte da baia de Castelhanos em Ilhabela, litoral de São Paulo. Frei António criou um engenhoso e enigmático roteiro trigonométrico que precisava ser desvendado para que o tesouro pudesse ser reencontrado. A maior parte do tesouro permaneceu escondido no Saco do Sombrio, por mais de quatrocentos anos.

Finalmente, em outubro de 2009 o tesouro foi descoberto*1. Mas ainda existem muitos enigmas a serem desvendados. Leia o livro O Tesouro do Sombrio e conheça toda a história.

*1 O Livro O Tesouro do Sombrio é uma obra de ficção inspirada em fatos reais. É o resultado de mais de dois anos de estudos e aventuras em Ilhabela. Não é um relato da história e pesquisas de Paul Ferdinand Thiry*2.

*2 É sabido que durante cerca de 40 anos um engenheiro, senhor Paul Ferdinand Thiry buscou em Ilhabela (Saco do Sombrio) um tesouro. Mostrando os resultados de suas pesquisas, o genial Thiry convenceu a Marinha do Brasil (Ministro Renato de Almeida Guillobel) que o tesouro da Trindade estava no Saco do Sombrio e uma missão oficial foi organizada para encontrar o tesouro. Com a ajuda principalmente de seu filho Roberto Thiry e depois de um advogado, Dr. Osmar Soalheiro, buscaram por décadas desvendar o enigma da Trindade e encontrar o tesouro do Sombrio. O tesouro de Thiry ainda não foi encontrado.
Veja www.otesourodosombrio.com.br

Edições (1)

ver mais
O Tesouro do Sombrio

Similares

(2) ver mais
Ilhabela e o Tesouro da Trindade
Insular

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Otávio
cadastrou em:
27/07/2011 12:07:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR