O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti

O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti Dezsö Kosztolányi


Compartilhe


O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti





"Só o inverossímil é realmente verossímil, só o inacreditável é realmente acreditado" - diz, a certa altura, Kornél Esti, o protagonista deste livro. E é armado com essa lógica dos contrários, uma inteligência afiadíssima e uma simpatia transbordante pelos tipos humanos mais desajeitados que o escritor húngaro Dezsö Kosztolányi (1885-1936) monta e desmonta as suas histórias, assim como um mágico faz as coisas desaparecerem bem diante do nosso nariz para reaparecerem, num piscar de olhos, atrás das orelhas.

Com um humor raro, ao mesmo tempo corrosivo e repleto de compaixão, os treze contos de O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti pertencem ao ciclo de relatos sobre esse personagem, composto por Kosztolányi em seus últimos anos de vida. Nestas páginas, o leitor é conduzido como que por encanto pela Budapeste dos anos 1920, e outras cidades europeias, onde a vida fervilha nas ruas e nos cafés, nos quartinhos de escritores e em requintados salões de conferência em que se desenrola um sem-número de episódios absurdos, um mais surpreendente que o outro. Tido como um mestre da prosa moderna, Kosztolányi abriu caminho para a renovação da literatura europeia, influenciando autores como Frigyes Karinthy, Attila József, Sándor Márai ou Péter Esterházy - que considera seu estilo "multicolorido e inefável, como um arco-íris".

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti
O Tradutor Cleptomaníaco

Similares

(42) ver mais
O Marcador de Página
A Exposição das Rosas
Vozes de Tchernóbil
O cão fantasma

Resenhas para O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti (57)

ver mais
on 16/2/22


"Agora, note bem, só aquele que está totalmente preparado para morte é que pode viver, e nós, tolos, morremos, porque só nos preparamos para a vida, e queremos viver a todo custo. A ordem que você vê ao seu redor, na verdade, é a desordem, e a desordem é a verdadeira ordem. E o fim do mundo, no fundo, é o começo do mundo. E é isso que eu queria comunicar a você." O fim do mundo. O livro com 129 páginas têm 13 contos, todos com um personagem em comum o Kórnel Esti. Raras são as vezes... leia mais

Vídeos O tradutor cleptomaníaco e outras histórias de Kornél Esti (3)

ver mais
O TRADUTOR CLEPTOMANÍACO, de Dezsö Kosztolányi - Resenha

O TRADUTOR CLEPTOMANÍACO, de Dezsö Kosztolány

O Tradutor Cleptomaníaco, um clássico húngaro | Review

O Tradutor Cleptomaníaco, um clássico húngaro


Estatísticas

Desejam173
Trocam1
Avaliações 4.2 / 331
5
ranking 46
46%
4
ranking 42
42%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
24/04/2022 18:14:59