O Tribunal de Nuremberg

O Tribunal de Nuremberg Bradley F. Smith

Compartilhe


O Tribunal de Nuremberg





Mais de trinta anos transcorreram (livro lançado originalmente em 1977). A cidade de Nuremberg continua associada, na memória dos contemporâneos, ao julgamento dos crimes de alguns dos principais líderes nazistas. O "Julgamento do Século", como foi chamado na época.

Teria sido um julgamento justo e imparcial, como disse, aliás, Harry Truman, o homem que pôs fim à guerra do Pacífico com uma bomba atômica sobre Hiroshima, iniciando então o terror nuclear de que somos vítimas agora?

Ou, como pensam tantos, foi um simples tripúdio dose vencedores contra vencidos?

Estas perguntas capitais, e muitas outras, o historiador Bradley F. Smith levanta nesta análise, muito mais que um relato jornalístico, do Tribunal de Nuremberg. Convém não esquecer que, após as 403 sessões públicas do tribunal, começava a Guerra Fria, seguindo-se uma série de conflitos e agressões, como a invasão da Tcheco-Eslováquia pelos tanques soviéticos e a aventura norte-americana na guerra do Vietnam.

Livro fascinante, este de Bradley F. Smith, pelo que nos faz pensar acerca da precariedade da justiça. O Tribunal de Nuremberg revela, pela primeira vez, as intimidades do julgamento, as pressões e as simpatias contra e a favor de determinados réus, as manobras de bastidores, as reações dos juízes, incluindo as anotações pessoais que um deles fez durante as sessões.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
O Tribunal de Nuremberg

Similares

(4) ver mais
No Meio das Trevas
O desaparecimento de Josef Mengele
Nuremberg Interviews
O Tribunal de Nuremberg

Resenhas para O Tribunal de Nuremberg (1)

ver mais
on 23/10/16


Simplesmente um dos meus favoritos. Aprendi muito com esse livro.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam2
Avaliações 4.6 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 43
43%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

74%

26%

flotocorazon
cadastrou em:
25/10/2012 11:54:30
Allysson Falcon
editou em:
05/03/2018 12:15:36