O Último dos Profetas

O Último dos Profetas Abraham Joshua Heschel

Compartilhe


O Último dos Profetas


Uma Introdução ao pensamento de Abraham Joshua Heschel




Coletânea com artigos que exprimem o melhor do pensamento de Heschel



"Deixem-nos lembrar que há um sentido além do absurdo. Lembrem que cada ação conta, por menor que seja, que cada palavra tem seu poder, e que cada um de nós pode contribuir para a redenção do mundo. Lembrem que o sentido da vida é construí-la como se fosse uma obra de arte. Vocês não são máquinas. E vocês são jovens. Comecem a trabalhar nesta grande obra de arte que é a sua própria existência.

Há algumas formas de fazer isso: Uma é lembrar a importância da auto disciplina; a segunda é estudar as grandes fontes da sabedoria. Não leiam os best-sellers. Há muitos passatempos em nossa vida e eles estão destruindo grande parte da nossa iniciativa e debilitando nossa imaginação. E, em terceiro lugar, lembrem que a vida é uma celebração. Uma das coisas mais importantes é ensinar o homem a celebrar."



“O homem se tornou principalmente um animal inventor de ferramentas, e o mundo é agora uma grande caixa de ferramentas para a satisfação de suas necessidades.



Os gregos estudavam para poder entender. Os hebreus estudavam para respeitar. O homem moderno estuda para manipular.



A oração que não é confirmada pela conduta é um ato de profanação e de blasfêmia. Não faça a oração em vão. Nossos atos não devem ser um a contradição de nossas orações.



Aquela que busca um Deus para adequá-lo a sua astúcia, para apaziguar sua vaidade, para satisfazer sua curiosidade, encontrará no final uma fantasia de sua imaginação. Aquele que sai em busca de Deus sobre uma ponte de demonstrações abstratas, chegará a um castelo no ar. Só uma ponte feita da própria vida, de atos de compaixão, de instantes de assombro, de momentos de veneração irá levar-nos a compreender o significado da fé.



Enquanto isso, uma nova religião está emergindo pelo mundo afora, uma religião na qual o corpo é um objeto de suprema adoração, excluindo todos os outros aspectos da existência. A busca de seus prazeres transformou-se em um culto; seus mestres são sacerdotes venerados; para seus rituais, os esforços são dispensados. Nós trocamos a santidade pela conveniência, a lealdade pelo sucesso, a sabedoria pela informação, a alegria pelo prazer, a tradição pela moda.



Não existe fé fora do que se cultiva no coração, nas profundezas da alma, no enriquecimento da mente.



O que nos faz sermos humanos, sermos pessoas? A capacidade de nos interessarmos por outros seres humanos. Animais interessam-se em satisfazer suas próprias necessidades instintivas; a medida na qual somos humanos é proporcional ao grau no qual nos importamos com os outros. A palavra “cura” vem da palavra “cuida”.



Eu sou um ser humano desde que nasci; o que almejo é tornar-me humano.



A doença nos obriga a sermos humildes. Num mundo onde atrevimento e presunção são um estilo de vida e a insensibilidade domina as relações entre os homens, a doença nos faz lembrar de nossa pobreza e nossas limitações, é uma oportunidade para o cínico encontrar a grandeza da compaixão.



A luxúria custa cara, mas ganhar dinheiro é ainda mais caro. Pagamos um preço muito elevado por isto. Ganhar dinheiro pode custar-nos valores que nenhum dinheiro é capaz de comprar.



De acordo com minha própria teoria médica, mais gente morre de sucesso do que de câncer.



Apreciamos o que compartilhamos, não apreciamos o que recebemos. A amizade e o afeto entre duas pessoas estabelecem-se compartilhando um momento significativo, tendo uma experiência em comum. Não se obterá o afeto de seu filho adolescente presenteando-lhe com um automóvel caro.”


Edições (1)

ver mais
O Último dos Profetas

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

37%

edsonbsb
cadastrou em:
29/04/2010 17:18:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR