O último homem branco

O último homem branco Mohsin Hamid


Compartilhe


O último homem branco





E se a branquitude estivesse por um triz? Eleito um dos melhores livros de 2022 pela New Yorker, Vogue e NPR, o romance aposta no poder da ficção para desestabilizar imaginações coletivas baseadas no racismo que herdamos e reproduzimos.

Anders não reconhece o homem que o encara diante do espelho. De um dia para o outro, sua pele escureceu. Ele não era mais branco. Outros casos começam a surgir pela cidade, o caos se alastra e as tensões raciais se intensificam. Diante do inimaginável, a tristeza, a fúria e a confusão tomam os personagens. Vizinhos, amigos e familiares correm da transformação como se fugissem de uma espécie de praga.

Numa alegoria extraordinária sobre a contemporaneidade, Mohsin Hamid impressiona ao mostrar como a mudança de uma simples característica -- a cor da pele -- pode virar a vida de um indivíduo de cabeça para baixo. Sem querer explicar por que essa transformação dramática acontece, mas explorando o impacto que esse fato provoca na sociedade, o escritor paquistanês se inspira em referências literárias que vão desde A metamorfose, de Franz Kafka, ao Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago.

"Lírico e urgente".
-- The Oprah Magazine

"De leitura convincente e estranhamente musical".
-- The Guardian

"O último homem branco descreve o apocalipse há muito temido pelos supremacistas brancos".
-- The Washington Post

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
O último homem branco
O último homem branco
The Last White Man: A Novel (English Edition)

Similares

(10) ver mais
Night of the Living Rez
Afterlives
The Haunting of Hajji Hotak and Other Stories
Como Ficar Podre de Rico na Ásia Emergente

Resenhas para O último homem branco (16)

ver mais
Não se aprofunda
on 17/7/23


"Certa manhã ao acordar, Anders, um homem branco, descobriu que tinha adquirido uma profunda e inegável tonalidade marrom". Assim começa o primeiro capítulo, um tanto quanto kafkiano, de "O último homem branco". Primeiro, o protagonista entra em negação, depois passa ao desespero e à raiva; não se reconhece no espelho. Ao sair de casa, se depara com olhares esquivos. Algum tempo depois, o fenômeno do escurecimento da pele vai se espalhando e mais gente se torna escura. As tensões so... leia mais

Vídeos O último homem branco (1)

ver mais
Resenha: O último homem branco, de Mohsin Hamid

Resenha: O último homem branco, de Mohsin Ham


Estatísticas

Desejam28
Trocam2
Avaliações 3.3 / 108
5
ranking 12
12%
4
ranking 38
38%
3
ranking 37
37%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

25%

75%

Jenifer
cadastrou em:
10/05/2023 19:41:17
Alê | @alexandrejjr
editou em:
17/05/2023 17:10:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR