O Último Irmão

O Último Irmão Nathacha Appanah


Compartilhe


O Último Irmão





Em 1940, um navio atraca em Port-Louis, na ilha Maurício, trazendo a bordo cerca de 1.500 judeus expulsos da Palestina pelo governo britânico. Perto da prisão que serve de abrigo para os expatriados vive Raj, um garoto de 9 anos de família humilde, que desconhece o mundo e as tragédias que ocorrem fora da pequena ilha.

Movido por sua curiosidade de criança, Raj decide desafiar os alertas do pai, um guarda, para não chegar perto do lugar. E se surpreende ao avistar, em vez de "ladrões e malfeitores", homens, mulheres e crianças brancos, magros e fatigados, como ele nunca imaginou que um branco pudesse ser.

Um dia, durante uma rebelião, David, um garoto da mesma idade, consegue escapar das grades que cercam a prisão. Juntos eles viverão momentos da mais terna e profunda amizade - que ficarão marcados para sempre na memória de Raj - fugindo do inevitável com todas suas forças, um desafio que apenas a inocência e a esperança infantil podem encarar.

Muitos anos mais tarde, ao fim de sua vida, Raj relembra sua infância: a miséria nos canaviais, a recorrente violência do pai, a ternura e a cumplicidade maternas, as brincadeiras perto do rio com seus irmãos, o sol ardente, as chuvas diluvianas. O Último Irmão traz a história dessa amizade, dos momentos da mais pura e genuína felicidade.

Escrito com extrema delicadeza, o livro relata a comovente união de duas infâncias sofridas, em uma mensagem de amor e esperança que já conquistou milhares de leitores na França e está sendo traduzida para 15 idiomas.

Edições (1)

ver mais
O Último Irmão

Similares


Resenhas para O Último Irmão (17)

ver mais
Releitura 5/5
on 22/9/21


1950, 05 anos após o fechamento do Campo Beau-Bassim  durante uma aula de História Raj (com 15 anos agora), levanta a mão __Será que o Sr. pode falar dos judeus que vieram para cá? __Como assiim? Não houve judeus aqui." Só conseguimos captar a grandeza de uma obra após uma ou mais releituras, ouvi tanto essa frase e não aceitava por ter uma fúria, a ânsia por conhecer mais e mais histórias. Pela segunda vez acompanhei a história real e sofrida a  de duas crianças que se cruzam para... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam13
Avaliações 3.7 / 158
5
ranking 27
27%
4
ranking 26
26%
3
ranking 39
39%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Daniela742
cadastrou em:
05/02/2009 13:28:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR