O Último Recreio

O Último Recreio


Compartilhe


O Último Recreio





Uma bomba que mata apenas adultos é detonada e agora o mundo está entregue às crianças. Nesta estranha distopia criada por Carlos Trillo e Horacio Altuna, acompanhamos a história de um grupo de jovens lutando não apenas para sobreviver, mas também para compreender o mundo sem ninguém para guiá-los.

Lançada originalmente em capítulos entre junho de 1982 e junho de 1983 na revista espanhola 1984, O Último Recreio nos coloca questões assustadoramente atuais. Guerra, doença, desamparo. A genialidade de Trillo e o traço cruel de Altuna nos dá a universalidade e atemporalidade destas questões e muitas outras nesta obra obrigatória para o leitor de quadrinhos.

Os anos de 1970 e 80 foram um período crítico para o mercado de quadrinhos na Argentina, que experimentava uma fuga de artistas para a Europa e uma invasão de publicações estrangeiras que minaram parte da produção local. Não à toa, O Último Recreio é um dos vários trabalhos de autores argentinos que foram publicados originalmente na Espanha.

À época, a guerra fria atravessava suas piores fases e a ameaça de uma guerra total era bem concreta. A nível local, diferentes períodos ditatoriais na Argentina aterrorizavam o país. Culturalmente, a revolução sexual já era uma realidade na mídia e no cotidiano, e o vírus HIV era recém descoberto.

Sem soar alegórico, O Último Recreio capta todas essas influências de maneira extremamente sensível, criando uma distopia assustadoramente real.

Distopia

Edições (1)

ver mais
O Último Recreio

Similares


Resenhas para O Último Recreio (7)

ver mais
O infantil instinto de sobrevivência
on 18/3/23


Carlos Trillo trabalhando com ficção geralmente é uma boa ideia. Que tal: Uma bomba estoura e elimina todos os adultos da sociedade? Uma temática interessante ver como crianças se viram para sobreviver em busca de abrigo, comida e alianças. Só há uma coisa que deve ser evitada: O despertar da sexualidade. Na teoria, isso daria uma belíssima história, mas na prática, acho que faltou mais dinamismo e aprofundamento. Achei tudo muito raso, apesar de haver capítulos que prendam. Os des... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 44
5
ranking 50
50%
4
ranking 43
43%
3
ranking 5
5%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

82%

18%

Isaias.dd
cadastrou em:
22/07/2022 18:50:28
Leandro
editou em:
01/05/2023 14:27:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR