O último trem da Cantareira

O último trem da Cantareira Antônio Arnoni Prado


Compartilhe


O último trem da Cantareira





Minutos antes de subir ao palco para receber uma homenagem, um professor universitário é inesperadamente visitado por seus companheiros de infância - um bando de meninos que, longe dos livros, viviam soltos pelas quebradas do Tremembé, na zona norte de São Paulo, entregues a brigas e aventuras de todo tipo.

Assim principia O último trem da Cantareira, do crítico, ensaísta e professor Antonio Arnoni Prado, autor de obras premiadas como Itinerário de uma falsa vanguarda (2010) e Dois letrados e o Brasil nação (2015). Em suas páginas, as ruas da Cantareira, o capinzal da Invernada, a curva da Junção, da Parada Santa e de tantas outras paradas ao longo da linha do trem, ganham uma vida extraordinária, que lembra em parte Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Molnár, mas também o filme Morangos silvestres, de Ingmar Bergman.

O resultado é um livro de alcance surpreendente em que a memória, lastreada na experiência subjetiva, tem ressonância coletiva - pequeno milagre que só a grande literatura costuma realizar.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
O último trem da Cantareira

Similares


Resenhas para O último trem da Cantareira (1)

ver mais
Tempos que não voltam
on 24/8/20


No dia em que um professor é homenageado na faculdade em que leciona e está se aposentando, ele começa a relembrar da sua infância e seus amigos na. Zona Norte de São Paulo. Das travessuras nas brincadeiras de rua numa região pobre, aos sofrimentos em famílias desajustadas que levam quase todos à destinos trágicos, um relato emotivo duma época passada.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 8
5
ranking 0
0%
4
ranking 75
75%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

54%

46%

Jenifer
cadastrou em:
12/11/2019 19:58:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR