O Velho e o Mar

O Velho e o Mar Ernest Hemingway


Compartilhe


O Velho e o Mar





A história tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago se acha em uma maré de azar, tendo ficado quase três meses sem conseguir pescar um peixe.

Santiago possui um jovem amigo, chamado Manolín, que o incentiva a pescar. Na manhã do 85º dia, em sua pequena canoa, Santiago consegue um peixe, de tamanho descomunal (aproximadamente cinco metros de comprimento).

O peixe oferece muita resistência, e puxa a canoa de Santiago cada vez mais para o mar alto. Santiago sofre com o sol cegante e abre feridas nas mãos, de tanto lutar com peixe.

Depois de alguns dias, Santiago consegue finalmente matar o peixe e amarrá-lo a sua canoa. Porém, enquanto retornava a costa, sofre constantes ataques de tubarões.

Quando finalmente consegue chegar a praia, o peixe já estava sem carne, só restava seu esqueleto, e Satiago estava sem forças. Os outros pescadores, vendo tamanho peixe, o maior que alguém já havia pescado, o respeitam e o ajudam, especialmente o jovem Manolín, que gosta muito do velho.

A essência da história é a luta constante do homem contra a natureza, disputando sua sobrevivência, com destaque para a importância não só da experiência, mas também da sorte e da perseverança.





Aventura / Literatura Estrangeira / Romance / Ficção

Edições (24)

ver mais
O Velho e o Mar
O Velho e o Mar
O Velho e o Mar
O Velho e o Mar

Similares

(29) ver mais
Moby Dick
Por Quem os Sinos Dobram
O Velho e A Menina
Adeus às armas

Resenhas para O Velho e o Mar (438)

ver mais
Boa fornada
on 29/5/12


Li este durante uma fornada de pão de queijo.... eu tinha lá uns 17 anos, minha mãe foi visitar uma comadre dela em casa e me levou junto. Enquanto elas batiam papo na cozinha e preparavam a massa de pão de queijo pra assar, eu vi esse livro na estante da casa, não resisti e comecei a ler pra ver se era bom... A história me fisgou (sem trocadilhos intencionais com a historia de pescador, juro) de cara, a persistência daquele velho em não largar aquele peixe-espada, quando muitos já te... leia mais

Vídeos O Velho e o Mar (17)

ver mais
Resenha: O Velho e o Mar ? Ernest Hemingway

Resenha: O Velho e o Mar ? Ernest Hemingway

#33-L - O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

#33-L - O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway | Leitor97

O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway | Leitor

O Velho e O Mar - Ernest  Hemingway

O Velho e O Mar - Ernest Hemingway


Estatísticas

Desejam1.682
Trocam77
Avaliações 4.1 / 12.738
5
ranking 41
41%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Vivi
cadastrou em:
02/01/2009 20:48:34